18h51min - 16 de Abril de 2008 Atualizado em 15h55min - 01 de Julho de 2013

Projeto-piloto em Araxá é referência na gestão de resíduos

ARAXÁ (16/04/08) - A população de Araxá, na região do Alto Paranaíba, recebeu das mãos da equipe do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), nesta quarta-feira (16), o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos (PGIRS) do município. Durante a solenidade, que contou com a presença do prefeito Antônio Leonardo Lemos de Oliveira, catadores de recicláveis, estudantes e instituições do Estado, também foi lançado o programa de coleta seletiva, com apresentação de peças teatrais e músicas educativas.

A ação em Araxá é resultado de um projeto-piloto desenvolvido pelo CMRR, desde janeiro de 2007, para capacitar gestores municipais e outros atores locais na elaboração do PGIRS – documento onde estão estabelecidas ações e diretrizes ambientais, educacionais, econômicas, financeiras, administrativas, técnicas, sociais e legais para todas as fases de gestão dos resíduos sólidos, desde a geração até a disposição final. “O problema do lixo começa em nossas casas e envolve toda a população. Somente com a participação de todos, será possível colocar em prática o que está no papel. Nosso desafio é fazê-lo funcionar”, afirmou o prefeito, durante a cerimônia.

Uma das etapas do PGIRS é a implantação da coleta seletiva, programa que foi executado com apoio técnico do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea) e coordenação da Fundação João Pinheiro (FJP). “Desenvolvemos em Araxá uma proposta inovadora, que consolida os catadores de recicláveis como protagonistas do processo”, ressaltou o coordenador do Insea, Cido Gonçalves. Os avanços foram a criação de uma associação de catadores e o reconhecimento pela Prefeitura desses trabalhadores como prestadores de serviço da limpeza urbana, assumindo o pagamento.

“Araxá será a primeira prefeitura de Minas a realizar o pagamento dos catadores. Essa estratégia traz garantias para a melhor organização dos serviços”, ressaltou o militante do Movimento Nacional dos Catadores, Gilberto Warley, que trabalha como catador no município de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Reilda Maria acompanhou de perto essas melhorias. “Antes, eu trabalhava no lixão, disputando lixo com os urubus. Hoje, temos uma sede e condições humanas de trabalho”, afirmou a presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Araxá (Reciclara), que entrará efetivamente em funcionamento na próxima semana.

Com equipamentos adequados e espaço para a separação dos resíduos, a rotina de 16 catadores será marcada pelo resgate da cidadania. “Quando lixo e pessoas se misturam, a cidadania fica aquém do desejado”, completou Gonçalves. Além da Reciclara, que possui um galpão de 600 metros quadrados, também está em ação em Araxá a Cooperativa dos Produtores de Materiais Recicláveis (Cooperare), que já soma quatro anos de existência. “Todos os bairros terão coleta seletiva. Uma metade será feita pela Reciclara e a outra pela Cooperare”, explicou a coordenadora do projeto-piloto, Cíntia Cristina de Araújo.

Após a solenidade oficial, na parte da tarde, aconteceu o Seminário sobre Coleta Seletiva, que contou com a participação de cerca de 100 pessoas. No encontro, foram apresentados os diagnósticos de geração de resíduos em Araxá e da situação de trabalho dos catadores. O último debate teve como tema a constituição do Fórum Municipal Lixo & Cidadania.

População foi orientada a separar os resíduos

Para contribuir com a coleta seletiva em Araxá, os moradores foram mobilizados para separar os resíduos não-recicláveis dos recicláveis (papel, plástico, metal e vidro). O recolhimento será mecanizado, porta-a-porta, uma vez por semana. “Somente na região do Centro, o caminhão passará três vezes por semana”, afirmou a coordenadora do projeto-piloto. De acordo com o levantamento realizado no ano passado, um habitante de Araxá gera, por dia, 0,6 Kg de resíduos, totalizando 51 toneladas de resíduos domiciliares e comerciais em todo município. Desse total, 25% são recicláveis.

De acordo com o coordenador da Área de Apoio à Gestão Municipal de Resíduos do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), Breno Machado, a experiência de Araxá será, agora, replicada para os gestores de outros municípios mineiros. “Como resultado desse trabalho, será elaborado um referencial metodológico com orientações passo-a-passo de como planejar e executar o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos”, disse Machado. O projeto-piloto de Araxá também conta com o apoio técnico da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) e parceria do Sebrae-MG.

Municípios buscam apóio no CMRR

Inaugurado em junho de 2007, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) é um programa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). Localizado na região Leste de Belo Horizonte, tem como missão apoiar os municípios e cidadãos na gestão integrada de resíduos por meio da disseminação de informações e da capacitação.

No CMRR, as ações de apoio à gestão municipal de resíduos são desenvolvidas pela equipe técnica da Feam, dentro das diretrizes do programa Minas sem Lixões, que tem como meta erradicar 80% dos lixões do Estado até 2011. Além da publicação do referencial metodológico para orientar os gestores na elaboração e execução do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos (PGIRS), o Centro de Referência atuará, neste ano, na seleção de 15 municípios para apoiar na implantação da coleta seletiva.

Outro desafio será a criação de um curso de capacitação direcionado aos catadores de recicláveis. Mais informações sobre o CMRR podem ser obtidas no site www.cmrr.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3465.1200.