Ciência e Tecnologia

14h22min - 23 de Janeiro de 2012 Atualizado em 06h04min - 24 de Junho de 2013

Projetos de música e design de alunos e professores da UEMG receberam vários prêmios em 2011

BELO HORIZONTE (23/01/12) - Quando projetos oriundos das teorias e práticas da Academia obtêm reconhecimento em diversos setores da sociedade, o setor produtivo inclusive, é sinal de que o saber difundido está sendo bem aplicado. Em 2011, alunos, professores e projetos da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) de áreas de conhecimento distintas se destacaram em processos seletivos pelo país afora.

O Centro de Estudos de Gemas e Jóias, vinculado à Escola de Design, que participa da Unidade de Inovação Tecnológica de Gemas e Jóias de Teófilo Otoni (UNIT), recebeu o primeiro lugar no Prêmio Melhores Práticas 2011 em Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Base Mineral, disputando com iniciativas de todo o país.

O prêmio visa reconhecer as práticas inéditas realizadas no âmbito da cadeia produtiva do setor mineral e foi recebido por Maria Cezarina Souza, da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) e Adriano Mol, da UEMG, integrantes da equipe UNIT, durante o 5º Encontro da Rede APL Mineral e o VIII Seminário Nacional, em Campina Grande (PB).

Já a professora Rita Ribeiro e o aluno Ivan Mota Santos, do Mestrado em Design, tiveram seu artigo científico premiado no International Symposium of Sustainable Design (ISSD), em Recife. O Simpósio Internacional de Design Sustentável, organizado em conjunto com o Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (SBDS), é um dos mais importantes eventos científicos da América do Sul sobre a relação do Design com a Sustentabilidade.

Tanara Cool

Hanielly Maranhas Alves, aluna de Design de Produto, foi uma das vencedoras da primeira etapa do Concurso Tanara Cool, realizado pela empresa Dakota de calçados. O concurso é um projeto que proporciona a oportunidade de criação de uma coleção temática colaborativa no Facebook e que promove e incentiva o desenvolvimento profissional dos participantes nas áreas de design, comunicação e marketing.

Na primeira etapa, o candidato cria seu próprio modelo de calçado, baseado em um guia de inspirações. São seis vencedores, três escolhidos por uma comissão de profissionais da empresa Tanara e os demais eleitos por votação pública.

O modelo proposto pela Hanielly Alves foi escolhido pela própria empresa e recebeu o nome de Tropical Summer. De acordo com o briefing da empresa, o calçado teria que ser inspirado nos festivais de verão e na moda dos anos 60 e 70. Como o público desses festivais de verão era muito diversificado, foi proposto um modelo que pudesse ser encontrado em diferentes estampas e até mesmo em um tom mais neutro.

Francal Top de Estilismo

Participando pela primeira vez no concurso Francal Top de Estilismo, o estudante da UEMG Loreno Ross Brandão, também do curso de Design de Produto da Escola de Design, foi vencedor da 17ª edição da premiação com uma bolsa composta principalmente por couro vernizado, recouro para estruturar o formato da peça e metais para o acabamento.

Criado em 1995, pela Francal Feiras, o Prêmio Francal Top de Estilismo é uma iniciativa sem fins lucrativos com o objetivo de revelar novos talentos para a indústria nacional de calçados e acessórios, qualificar o segmento e elevar o Brasil em níveis de competitividade internacional.

III Concurso Universitário Faber-Castell de Design

A terceira edição do Concurso Universitário Faber-Castell de Design contou com a participação de quatro instituições especialmente convidadas pela empresa, entre elas, a Escola de Design da UEMG.  O concurso teve como objetivo aproximar a indústria e a academia com o intuito de apresentar aos alunos a realidade empresarial, ao mesmo tempo em que oferece à empresa soluções inovadoras para problemas apresentados.

Os estudantes Olavo Pena Monken, Lucca Kazan e Eduardo Steves Guarda (Design Gráfico) foram premiados em 2º lugar e Matheus Lazarini (Design de Produto) recebeu menção honrosa. A premiação foi conferida por um júri composto por dois representantes da área de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa, dois da área de marketing e três designers convidados. Pelo regulamento, os direitos autorais dos projetos foram cedidos à empresa, que poderá aproveitá-los na veiculação de seus produtos.

Música Popular

A aluna do 2º período do curso de Licenciatura em Música da UEMG, Livia Oliveira Itaborahy, conquistou o primeiro lugar no 8º Festival de Música Popular de Volta Redonda com a canção “Na curva do Rio”, de sua autoria. A estudante levou o prêmio de R$ 7 mil e ainda foi escolhida a melhor intérprete.

Lívia foi acompanhada por outros dois alunos da  UEMG:  Álvaro Lopes, percussão, e Ednaldo Santos, violão de aço. Tocando profissionalmente desde os 16 anos de idade, ela ressalta a importância da formação musical superior em seu resultado.

“Ela nos fornece a base para a evolução  e a formação do pensamento e isso me ajuda muito na hora de compor. Estar numa turma com tantos talentos musicais também nos estimula a buscar o nosso melhor desempenho”. O trabalho pode ser conferido no Facebook, onde também está disponível a agenda de suas apresentações.