Segurança / Defesa Social

17h02min - 17 de Setembro de 2012 Atualizado em 02h20min - 30 de Junho de 2013

Projetos de várias regiões do Estado ganham Prêmio Boas Práticas do Sistema de Defesa Social

Numa iniciativa do Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), dez projetos implementados em diversas regiões do Estado pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e pela Polícia Civil receberam na manhã desta segunda-feira, (17/9), em Belo Horizonte, o Prêmio Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social do ano de 2012.

Numa iniciativa do Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), dez projetos implementados  em diversas regiões do Estado pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e pela Polícia Civil receberam na manhã desta segunda-feira, (17/9), em Belo Horizonte, o Prêmio Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social do ano de 2012. Esta é a quinta edição da premiação, que seleciona regularmente iniciativas em todo o Estado, em reconhecimento às boas práticas desenvolvidas pelas instituições do sistema. O Prêmio Qualidade da Atuação é realizado é coordenado pela Subsecretaria de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social.

Durante a solenidade de premiação o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz destacou a importância de disseminar as boas práticas desenvolvidas no Estado. “Para mim é uma honra participar desse importante reconhecimento aos trabalhos de excelência que são realizados pelas corporações em Minas Gerais”, destacou.

O secretário lembrou das iniciativas que estão sendo implementadas em todas as Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) com o objetivo de reduzir a criminalidade violenta no Estado. “Completamos nesta semana seis meses à frente da Seds, período em que desenvolvemos esforços para participar diretamente e pessoalmente dos trabalhos de redução da criminalidade em cada uma das 18 RISPs. Os resultados positivos que aprofundaremos nos próximos meses dependem da dedicação das bases de cada corporação e também do entrosamento e integração entre os órgãos”.

Os representantes dos projetos premiados receberam homenagens do secretário Rômulo de Carvalho Ferraz; do comandante geral da Polícia Militar, Coronel Márcio Martins Sant’Anna; do chefe da Polícia Civil, delegado-geral Cylton Brandão da Matta e do chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Ivan Gamaliel Pinto. A solenidade de entrega dos prêmios foi realizada na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.

PREMIAÇÃO

Neste ano o tema do prêmio foi “Qualidade de vida no âmbito da Defesa Social”. A avaliação dos 57 projetos inscritos levou em conta a qualidade de vida tanto para o cidadão quanto para os profissionais envolvidos em cada trabalho. Cada uma das dez equipes vencedoras recebeu uma placa de homenagem e um kit contendo notebook, câmera fotográfica, filmadora digital, projetor multimídia e pendrives.

Receberam o prêmio de boas práticas os seguintes projetos: Funk Polícia e a Arte da Paz (Polícia MilitarVenda Nova); Núcleo de Atendimento e Cidadania para a População Lésbica, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais (Polícia Civil/Belo Horizonte); Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica contra a Mulher (PM/Ubá); Por uma cultura de Paz (Seds/Mediação de Conflitos/Ipatinga); Programa de Preparação para a Reserva (Corpo de Bombeiros); Operação Hera (PM/Itajubá); Projeto Juventude e Polícia (Polícia Militar); Projeto Patrulha de Prevenção a Homicídios (PM/Juiz de Fora); Guardiões Mirins da Biodiversidade (PM/Varginha); Teatro Interativo Mundo das Drogas (PM/Contagem).