16h07min - 29 de Abril de 2013 Atualizado em 00h11min - 27 de Junho de 2013

ProMG vai investir R$ 103 milhões em rodovias no Centro-Oeste do estado

Na região de Divinópolis e Pará de Minas, mais de 400 km de estradas ganham novo contrato de manutenção e recuperação

Começaram oficialmente, na manhã desta segunda-feira (29), as ações para a manutenção e recuperação de 445,22 quilômetros de rodovias estaduais, na Coordenadoria Regional do Departamento de Estradas de Rodagem de Pará de Minas.

As obras fazem parte do Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais (ProMG), do Governo de Minas, que vai investir R$ 103 milhões para recuperação das rodovias na região durante quatro anos. A ordem de serviço foi assinada pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas.

O ProMG vai beneficiar 23 municípios na região: Araújos, Cachoeira da Prata, Carmo do Cajuru, Conceição do Pará, Divinópolis, Florestal, Fortuna de Minas, Igaratinga, Inhaúma, Itatiaiuçu, Itaúna, Leandro Ferreira, Maravilhas, Mateus Leme, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Papagaios, Pará de Minas, Pequi, Perdigão, Pitangui, São Gonçalo do Pará, São José da Varginha.

O vice-governador Alberto Pinto Coelho salientou que o ProMG é um programa que traz uma solução inovadora em termos da manutenção das estradas asfaltadas em Minas Gerais, e gera desenvolvimento para os municípios.

“Cabe ao estado, como ente propulsor e indutor do desenvolvimento, através das políticas públicas, mudar a realidade territorial e criar condições de atratividade. O ProMG é um programa que, além de assegurar segurança e trafegabilidade, proporciona desenvolvimento para as cidades”, afirmou.

Alberto Pinto Coelho informou, durante a visita a Divinópolis, que os estudos para a duplicação da MG-050, entre Itaúna e Divinópolis, já estão sendo feitos e que os recursos para execução da obra estão assegurados. Essa intervenção é adicional ao contrato de Parceria Público-Privada.

“Há uma determinação do governador Antonio Anastasia para que a Secretaria de Transportes e Obras Públicas envie esforços para a conclusão, em 90 dias, dos projetos da duplicação da MG-050, entre Itaúna e Divinópolis”, disse o vice-governador.

De acordo com o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, toda a malha pavimentada prevista em cada um dos contratos do ProMG tem manutenção continuada e permanente. “O programa é referência no Brasil e no mundo. Os recursos são garantidos e os serviços já foram contratados”, salientou.

O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, destacou a importância da parceria com o Governo de Minas. “Temos dezenas de parcerias com o Governo de Minas em várias frentes. Sem dúvida, o ProMG vai possibilitar um maior desenvolvimento econômico em nossa região”, disse.

ProMG quer recuperar 1,6 mil km

A meta do ProMG para 2013 é recuperar 1.600 quilômetros, totalizando 7.989 quilômetros. Desde 2006, foram investidos por meio do programa mais de R$ 1,5 bilhão.

De toda a malha rodoviária pavimentada de Minas Gerais, num total de 28.637 quilômetros, 20.336 quilômetros estão sob circunscrição estadual, o que corresponde a aproximadamente 70% das rodovias que cortam o estado. Todos os investimentos autorizados têm recursos garantidos para sua efetivação, não apenas para o início, mas para a conclusão das obras.

O Estado de Minas Gerais oferece aos seus cidadãos um dos mais modernos instrumentos de gestão de rodovias do Brasil. O ProMG, por meio de um novo conceito de gestão de contratos, busca atingir e manter padrões de desempenho definidos, que assegurem aos usuários condições satisfatórias de segurança e trafegabilidade.

Outro aspecto inovador do programa é a priorização da característica funcional do pavimento, visando a uniformidade do sistema e a expansão da meta física no atendimento à manutenção da rede.

Gestão Inovadora

No âmbito dos organismos de financiamento internacional, o ProMG tem o reconhecimento do Banco Mundial pela qualidade dos serviços prestados, pela filosofia do programa e pelo volume de obras realizadas.

O resultado deste reconhecimento funciona como a certificação que vem credenciando o Governo de Minas a obter mais investimentos para a infraestrutura logística mineira, através da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do Departamento de Estradas de Rodagem doEstado de Minas Gerais (DER/MG).