Economia / Desenvolvimento

15h56min - 31 de Agosto de 2012 Atualizado em 00h09min - 30 de Junho de 2013

Protocolo para construção da Catedral Cristo Rei é assinado

Ouvidora-geral do Estado, Célia Barroso, participou da solenidade representando o governador; projeto tem a assinatura de Oscar Niemeyer

Representando o governador Antonio Anastasia, a ouvidora-geral do Estado, Célia Barroso, participou, na quinta-feira (dia 30) da cerimônia de assinatura do protocolo de intenções para a construção da Catedral Cristo Rei, na Arquidiocese de Belo Horizonte.

A solenidade reuniu, além da ouvidora-geral, do secretário de Governo, Danilo de Castro e do diretor-executivo da Associação de Desenvolvimento da Radiodifusão de Minas Gerais (ADTV), Hugo Teixeira, representantes de diversas entidades e empresas.

O protocolo de intenções foi assinado pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, o diretor-técnico da Andrade Gutierrez, João Marcos de Almeida Fonseca, e o presidente da Mendes Júnior, Murilo Mendes.

Célia Barroso ressaltou o papel importante que a Arquidiocese de Belo Horizonte, assim como a Igreja Católica, tem para o resgate da cidadania e a melhoria das condições sociais da população menos favorecida. Segundo ela, a construção da Catedral Cristo Rei representa um marco para a religiosidade, esperança e solidariedade de todo o povo mineiro, além de ser mais um apoio na valorização da região norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Arquitetura moderna

Com arquitetura moderna do arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral Cristo Rei será construída no Bairro Juliana, na Região Norte de Belo Horizonte, e foi apresentada para o Papa Bento XVI no ano passado. O terreno da construção tem 22 mil metros quadrados e o projeto de Niemeyer prevê 40 mil metros quadrados de área construída.

O projeto conta com duas colunas de 100 metros de altura, uma cruz com 20 metros de altura e ainda um campanário de 40 metros com sete sinos. Ao todo será possível receber cinco mil pessoas sentadas e até 20 mil fiéis no pátio externo.

A verba para construção será adquirida pelo apoio privado e também pelas doações dos fiéis. Como forma de agradecimento, a obra terá a “Galeria da Gratidão”, com o registro dos patrocinadores, e o “Livro de Ouro Digital”, com a relação de todos os colaboradores.

Construção em seis fases

O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, explicou que a construção da Catedral Cristo Rei será dividida em seis fases. “A Arquidiocese está se preparando para iniciar as três primeiras etapas, ainda este ano”.

Dom Walmor sublinhou que a Catedral Cristo Rei será um grande centro de evangelização da Igreja Católica e também um importante instrumento para a sociedade em função do seu sentido genuíno: lugar da cultura, da educação, da arte e do cuidado social.

Dom Walmor lembrou que importantes passos foram dados desde a retomada desta ideia, concebida pelo primeiro arcebispo da Arquidiocese, dom Antônio dos Santos Cabral, de edificar a Catedral Cristo Rei. O arcebispo destacou que todos esses passos só foram possíveis graças à colaboração de muitos.