Minas por Região
Turismo

16h24min - 30 de Novembro de 2010 Atualizado em 21h54min - 29 de Junho de 2013

Qualificação profissional para a Copa é discutida em Congresso

BELO HORIZONTE (30/11/10) - Nesta terça-feira (30), durante a abertura oficial do Congresso Mineiro de Hotelaria - 2014 Começa Agora!, a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, atenta às possibilidades a serem geradas pela  competição esportiva mundial, ressaltou que capacitação, treinamento e reciclagem são palavras estratégicas para o atual momento da cadeia turística mineira. O Congresso Mineiro de Hotelaria é realizado nesta terça (30) e quarta-feira (1º), no Minascentro, em Belo Horizonte.

Ao iniciar sua fala, Érica Drumond lembrou que “é responsabilidade de todos nós construirmos e prepararmos o destino Minas Gerais para que o mesmo esteja no ritmo da competitividade global. O mercado não admite mais que a prestação de serviço turístico seja insatisfatória”.

A secretária ressaltou, ainda, que a Copa de 2014 é a grande incentivadora da vinda de outros eventos internacionais, que impulsionarão o fluxo de turistas para o Brasil. “Os participantes do Congresso Mineiro de Hotelaria terão uma introdução da importância de se capacitarem para a Copa do Mundo e para o boom de eventos que iremos experimentar a partir de agora, como os Jogos Militares em 2011 e a Copa das Confederações em 2013, que, com certeza, terão grande repercussão em nosso Estado”, adiantou.

A secretária de Estado de Turismo também frisou que o Estado deve estar dotado da infraestrutura básica de serviços para o atendimento ao turista internacional, que precisa de “acesso às maquinas de cartões de crédito, casas de câmbio em pontos estratégicos, estabelecimentos funcionando 24 horas, atendimentos bilíngues, sites com informações turísticas precisas, georeferenciamento de pontos turísticos, acesso à internet”.

Ainda de acordo com Érica Drumond, todas as empresas de hotelaria do Estado devem estar conectadas na maior rede de comunicação mundial, a internet. “Nossos hotéis, as pousadas, os pequenos meios de hospedagem que queiram captar o turista de 2014 precisam estar conectados, integrados ao mundo digital, ligados nas novas mídias sociais, com sites permanentemente atualizados, com tarifário disponível em diversos idiomas e moedas”, afirmou.

Congresso Mineiro de Hotelaria

A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (Abih) e conta com o apoio do Senac-MG, Sebrae-MG e Fatec/CDL.

O evento é dedicado à qualificação hoteleira, e a programação foi planejada em função do grande evento a ser realizado em Minas Gerais, a Copa de 2014. Hoteleiros, gestores, colaboradores, consultores e profissionais terão a oportunidade de conferir cerca de 20 palestras, ministradas por especialistas e executivos de grandes grupos hoteleiros, sobre as metodologias aplicadas para melhor atender ao turista.

Durante o evento, a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Silvania Capanema, lembrou que para a Copa do Mundo, cerca de 30 novos hotéis estão em análise para construção em Belo Horizonte e entorno, com a oferta de oito mil novos leitos. “Atualmente, Belo Horizonte já tem leitos suficientes para receber o grande evento esportivo, precisamos, cada vez mais, de qualificar a mão de obra e encantar o turista”, ressaltou.

Programação

A programação do Congresso Mineiro de Hotelaria prossegue com as palestras “Empreendedorismo - Uma História de Sucesso na Hotelaria”, ministrada pelo proprietário da Rede Tauá, João Pinto Ribeiro, e “Etiqueta e Bons Hábitos na Hotelaria”, que será ministrada pela diretora do Instituto de Estudos Turísticos do Rio de Janeiro, Leila Serra de Menezes. Ambas são realizadas no Auditório Granada, do Minascentro.

Durante a tarde, haverá apresentações sobre os temas “Gestão Estratégica na Hotelaria” e “Classificação Hoteleira”, além de debate sobre “Apresentação das Linhas de Crédito Especiais para o Turismo”, no auditório Ágata.

Paralelamente aos debates, painéis e palestras, o público que se inscreveu antecipadamente participará de oficinas, workshops e clínicas tecnológicas que darão início à capacitação dos profissionais mineiros e prepará-los para a excelência no atendimento aos turistas nacionais e estrangeiros.

Os interessados em participar do Congresso Mineiro de Hotelaria devem se inscrever no www.hotelariamineira.com.br. Toda a programação é gratuita. Informações para o público: (31) 3213-1723 ou congressodehotelaria@integralle.com.br.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato