16h09min - 04 de Outubro de 2012 Atualizado em 05h06min - 29 de Junho de 2013

Quarta Bienal traz mostra inédita sobre design de carros no Brasil

Casa Fiat de Cultura abriga a exposição, que inclui projetos automobilísticos, instalações e vídeos que provocam a discussão sobre os limites entre arte e desenho industrial

Na IV Bienal Brasileira de Design, uma das grandes atrações é a mostra Design de Carros no Brasil: Rupturas e Inovações, inaugurada na Casa Fiat de Cultura no último dia 28. Com entrada gratuita e em cartaz até 31 de outubro, a exposição é uma oportunidade para o público compreender a evolução do design de carros, além de participar de debates sobre os tênues limites ente a arte e o desenho industrial.

Afinal, a produção automobilística também está diretamente ligada à expressão artística na etapa de concepção do carro. Projetos automobilísticos, vídeos e instalações compõem uma linha do tempo do design automotivo no Brasil a partir de obras de artistas e de produtos relevantes.

Promovida pela Fiat Automóveis em parceria com o Governo de Minas Gerais, a LIRA, a Base7 Projetos Culturais e a APPA, a exposição foi motivada pelo fascínio da sociedade brasileira por carros. Segundo o curador da exposição, Paulo Nakamura, responsável pela área de design do Fiat Design Center da América Latina, a mostra apresenta um panorama do desenvolvimento do design automotivo no Brasil, paralelamente à evolução da própria história da indústria do setor no país.

“Também contamos a história dos pioneiros da criação do sonho do carro brasileiro. Nessa linha de desenvolvimento, temos momentos nos quais formas, conceitos e processos sofreram mudanças e rupturas, criando as inovações que trouxeram ou trazem a evolução, seja do automóvel, da indústria ou da sociedade”, explica o designer.

Além de apresentar ao público a linha cronológica do automóvel no Brasil, a mostra conta com trabalhos de quatro consagrados artistas brasileiros: Regina Silveira, Cao Guimarães, Cris Bierrenbach e Máximo Soalheiro, que abordam a relação entre os carros e o imaginário popular em suas obras. Os visitantes da exposição também terão a oportunidade de acompanhar de perto o desenvolvimento do ofício de um designer de veículos. Num dos espaços da Casa Fiat de Cultura, é reproduzido um escritório de design automotivo.

Ilustrando a evolução do design de carros no Brasil, também é apresentada uma seleção de automóveis desenvolvidos pela Fiat no Brasil, sempre tendo como base a diversidade brasileira, como o Novo Fiat Uno, o protótipo Fiat Mio e um Novo Palio personalizado por integrantes do Programa Árvore da Vida, mantido pela montadora no bairro Jardim Teresópolis, em Betim.

Ciclo de Palestras Design e Inovação”

Paralelamente à exposição, em todas as terças-feiras de outubro, dois designers da Fiat, Paulo Nakamura e Peter Fassbender, se alternam em palestras abertas ao público sobre os processos e o desenvolvimento de design.

O primeiro encontro teve lugar nesta terça-feira (2) e os próximos acontecem nos dias 9, 16,23 e 30 de outubro, no auditório da Casa Fiat de Cultura, das 14h às 15h, com entrada franca.

Dentre as temáticas abordadas, estão os processos de desenvolvimento de design dentro do Fiat Design Center LATAM, da realização de pesquisas de mercado à criação do briefing, passando pela definição de linhas guias, o desenvolvimento de modelos virtual e físico, até o modelo final de produção.

A IV edição da Bienal é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com apoio da Apex Brasil. A realização é do Governo de Minas Gerais por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede), de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e de Cultura, e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). A coordenação técnica é do Centro Minas Design (CMD), vinculado à Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Serviço: Design de Carros no Brasil: Rupturas e Inovações

Local: Casa Fiat de Cultura (Rua Jornalista Djalma Andrade, 1250, Belvedere – Belo Horizonte)

Telefone: (31) 3289-8900

Horário de Funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 21h; sábado, domingo e feriado das 14h às 21h