14h14min - 03 de Dezembro de 2009 Atualizado em 11h46min - 29 de Junho de 2013

Quarteto Barros se apresenta em cidades do interior de Minas

BELO HORIZONTE (03/12/09) - Em dezembro, o projeto de Circulação Cultural da Fundação Clóvis Salgado continua a levar ao interior de Minas Gerais o encanto e os sons da música erudita. Dessa vez, quatro cidades - Três Marias, Felixlândia, Caetanópolis e Ribeirão das Neves – receberão, de 7 a 9 de dezembro, o Quarteto Barros. Os músicos interpretarão obras de consagrados compositores, como Mozart, Bach, Britten e Beethoven. Todos os concertos são gratuitos.

O projeto é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e da Fundação Clóvis Salgado, com o apoio das prefeituras locais e CEMIG. A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso à Cultura e levar ao interior do Estado atividades dos corpos artísticos do Palácio das Artes (Coral Lírico de Minas Gerais, Cia de Dança Palácio das Artes e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais), Orquestra Jovem, grupos de câmara e grupos do CEFAR.

Quarteto Barros

Desde jovens, os irmãos Elias, Eliseu, Alexandre, William e Gláucia foram incentivados pelos pais a estudarem música. Desde essa época, eles desfrutam de grande prestígio no cenário musical do Brasil, e já foram premiados em vários concursos nacionais - em São Paulo, Juiz de Fora, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Piracicaba – e internacionais. Desde 1994, os irmãos se reúnem para apresentarem-se no formato de grupo de câmera em recitais por diversas cidades mineiras.

Desde 2003, Elias, Eliseu, William e Gláucia estudam com o violinista fluminense Daniel Guedes, ex-aluno do conhecido instrumentista Pinchias Zukermam. Atualmente, os irmãos são profissionais da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da Orquestra de Câmara SESIMINAS e professores na escola de música da UFMG.

W. A. MOZART

Quarteto em Fá Maior K. 370

Allegro

Adagio