Segurança / Defesa Social

20h15min - 07 de Outubro de 2011 Atualizado em 20h28min - 28 de Junho de 2013

Quatro dos 12 criminosos mais perigosos de Minas Gerais são presos em 48 horas

Quatro dos 12 criminosos mais procurados do Estado foram recapturados em menos de 48 horas. Dois deles foram detidos após o lançamento da campanha Procura-se, que consiste na fixação de cartazes de criminosos em áreas de grande circulação do Estado, com o objetivo de promover denúncias ao 181 Disque Denúncia e qualificar a atuação das polícias.

BELO HORIZONTE (07/10/11) - Quatro dos 12 criminosos mais procurados do Estado foram recapturados em menos de 48 horas e apresentados nesta sexta-feira (7), em Belo Horizonte. Ângelo Gonçalves de Miranda Filho, o Pezão, e Bruno Rodrigues de Souza, o Quem-Quem, foram presos no litoral de São Paulo depois de mais de dois meses de investigação da Polícia Civil. Já Carlos Henrique Edvandro Beirão Aragão, o Caique, e Mauro Pereira da Silva, o Gordo, foram detidos após o lançamento da campanha Procura-se, na última terça-feira. O programa consiste na fixação de cartazes de criminosos em áreas de grande circulação do Estado, com o objetivo de promover denúncias da sociedade ao 181 Disque Denúncia e qualificar a atuação das polícias. O Procura-se é um projeto da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), em parceria com a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Minas pela Paz.

Carlos Henrique Edvandro Beirão Aragão, o Caique, tem 24 anos e responde processos por formação de quadrilha, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, homicídio consumado e tentado. Caique se entregou na noite de quarta-feira (5) ao Departamento de Investigações de Crime Contra a Pessoa, da Polícia Civil, no Bairro São Cristóvão, alegando medo ao ter visto sua foto exposta nos cartazes. Ele se apresentou, inclusive, levando em mãos um jornal com sua foto estampada. Ele foi preso e encaminhado ao Ceresp São Cristóvão.

Já Mauro Pereira da Silva, o Gordo, 32 anos, é um dos líderes do tráfico de drogas no bairro Paulo VI, na região Leste da capital. É investigado pelo Departamento de Investigações Antidrogas pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, fabricação de substâncias entorpecentes e posse de armas. Mauro foi preso em uma operação da Polícia Militar, após denúncias recebidas via 181. Após as denúncias, policiais militares da Companhia Tático Móvel do 40º Batalhão o prenderam, também na noite de quarta-feira, no bairro Ipê Amarelo, em Esmeraldas. Mauro já se encontra no Ceresp São Cristóvão desde a tarde de quinta-feira.

Bruno Rodrigues de Souza, o Quem-Quem, 22 anos, era um dos criminosos mais procurados pelas forças policiais do Estado de Minas Gerais. Nascido em Teófilo Otoni, tornou-se um dos líderes do comércio ilícito de drogas na região Noroeste de Belo Horizonte, mais precisamente no bairro Califórnia. Bruno tem ligações com o PCC - Primeiro Comando da Capital, facção criminosa de São Paulo. Quem-Quem foi preso em uma operação da Polícia Civil em São Paulo, na cidade de Praia Grande. Equipes da Polícia Civil mineira estavam no local desde o último domingo, depois de dois meses de investigação. Quem-Quem caminhava pela praia, acompanhado da família e não resistiu à prisão.

Ângelo Gonçalves de Miranda Filho, o Pezão, 29 anos, é considerado o número 1 em representatividade do PCC em Minas Gerais e integrante da quadrilha do “Quem-quem”. Responde a vários processos pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio, formação de quadrilha, porte ilegal de arma de fogo, roubo, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. Pezão foi preso em uma operação da Polícia Civil em São Paulo. Equipes da Polícia Civil faziam investigação no local desde o último domingo.

Procura-se

O programa Procura-se tem o objetivo de efetivar a prisão de criminosos foragidos da Justiça, e inibir a sua circulação, por meio da participação da sociedade. Nesta primeira fase, o Procura-se começa pela 1ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), sendo que, posteriormente, se estenderá para todo o Estado de Minas Gerais. Todos os meses serão escolhidos 12 alvos para serem procurados.

A atuação do Procura-se consiste em espalhar cartazes pela cidade de Belo Horizonte e cidades-polo do interior de Minas com fotos dos criminosos procurados. Em um segundo momento, será feita a divulgação de um hotsite contendo fotos e informações dos principais criminosos foragidos e com mandado de prisão em aberto, lotado no site da Seds. Este hotsite vai potencializar a divulgação dos criminosos, para que a população passe as informações por meio do telefone 181, de modo a contribuir com a ação policial imediata de prisão ou de apuração e investigação dos casos.