14h46min - 04 de Outubro de 2011 Atualizado em 12h12min - 30 de Junho de 2013

Recadastramento domiciliar facilita a vida de aposentados em Minas Gerais

Para os servidores aposentados e pensionistas do Estado com dificuldades de locomoção, a boa vontade e o companheirismo são as principais características das equipes de recadastramento domiciliar. O serviço foi criado pelo Governo de Minas, para ajudar os idosos que não podem ir às agencias bancárias e postos da UAI para receber seus benefícios.

BELO HORIZONTE (04/10/11) - Para os servidores aposentados e pensionistas do Estado com dificuldades de locomoção, a boa vontade e o companheirismo são as principais características das equipes de recadastramento domiciliar. O serviço foi criado pelo Governo de Minas, para ajudar os idosos que não podem ir às agencias bancárias e postos da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) para receber seus benefícios.

A ex-diretora de escola e professora aposentada, Helena Rosa do Nascimento, de 93 anos, garante que as servidoras fazem a diferença em sua rotina. “É uma maravilha, porque elas são educadas, gentis e muito pacientes. Elas não têm pressa em nos atender. Antes eu tinha condições de ir ao banco para fazer o cadastro, mas a artrose nos joelhos não me permite fazer isso. Se não fosse a ajuda delas, hoje seria impossível receber minha aposentadoria”, afirma.

Leda Maria de Campos Guimarães, 61, filha da professora aposentada, Maria de Campos Cordeiro, 90, diz que, além da idade avançada, sua mãe luta contra o mal de Alzheimer, que praticamente a impede de caminhar e de compreender situações do dia a dia. “Essas visitas são muito especiais, não só para a mamãe, mas para todos nós da família, porque elas sempre trazem palavras de carinho e atenção. É um conforto saber que existem pessoas tão atenciosas na vida da gente”, ressalta.

Realidade

Luíza de Marilac e Carolina Mendonça de Castro, funcionárias da Superintendência Central de Administração de Pessoal (SCAP), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), fazem em média 160 recadastramentos de aposentados e pensionistas por mês. Com revezamento semanal, elas realizam até 12 visitas domiciliares por dia, percorrendo diversos bairros da região Central de Minas. Em cada local, uma realidade social diferente, mas em todos, uma certeza: a hospitalidade.

“Somos sempre muito bem recebidas, em qualquer situação, desde o aposentado mais rico ao mais humilde. Em casa, pedimos a documentação e fazemos o cadastro, sempre no período de aniversário do aposentado. Eles aproveitam e conversam conosco, falam da vida. A mais velha tem 103 anos. É muito carinhosa e sempre pede para que a gente volte mais vezes, pois ela sente falta de uma boa companhia para conversar”, conta Luíza, que leva sua experiência de mais de 35 anos de Estado a estas pessoas.

Para Carolina, essas visitas têm um caráter social importante, pois é um momento em que os servidores idosos se sentem mais valorizados. “Eles preparam a casa e nos recebem com muito carinho. Tratam-nos como se fôssemos da família, gostam de contar casos, rimos muito. Isso me faz gostar ainda mais do que faço”, destaca.

Reconhecimento

Para a coordenadora da equipe de recadastramento domiciliar da SCAP, Renata Alves de Souza, o trabalho desenvolvido junto aos inativos ganhou uma dimensão que vai além do caráter burocrático da administração pública. “Temos um olhar diferente para essa fase da vida, pois indiferentemente da classe social, são servidores muito carentes afetivamente. Precisam de um apoio maior depois de anos de dedicação ao funcionalismo público. E o recadastramento domiciliar faz essa diferença na vida deles”, afirma.

O serviço foi instituído em julho de 2004, por meio do Decreto 43.833, pelo então governador Aécio Neves. Em uma amostragem qualitativa, o nível de satisfação dos servidores inativos foi de 100%. Apesar disso, a superintendente da SCAP, Soraya Mourthé, considera que as melhorias são sempre bem vindas. “O Estado pretende aprimorar ainda mais a prestação do serviço, coletando dados e promovendo mais políticas de cunho social”, explica.

Hoje, Minas Gerais possui 150.355 servidores aposentados. O sistema bancário registra 13.475 recadastramentos mensais pelo Banco do Brasil, as unidades de apoio realizam em média 1.100 e as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), 600. Já o sistema de recadastramento domiciliar atendeu, de janeiro a agosto deste ano, cerca de 1.280 servidores inativos.

Para agendar a visita de um funcionário capacitado para recadastramento, é necessário entrar em contato com a coordenadoria regional da Seplag onde se localiza o domicílio. Na capital e Região Metropolitana, o órgão responsável é a Superintendência Central de Administração de Pessoal (SCAP) - (31) 3915-0514/0863.