15h35min - 28 de Março de 2007 Atualizado em 15h12min - 24 de Junho de 2013

Recuperação do rio Doce é meta conjunta de Minas e Espírito Santo

O governador afirmou em Ipatinga, no Vale do Aço, que a recuperação da Bacia do Rio Doce é meta conjunta dos governos de Minas e do Espírito Santo. Objetivo é aliar preservação ambiental e desenvolvimento econômico para beneficiar uma população estimada em três milhões de pessoas.

IPATINGA (28/03/07) - O governador Aécio Neves afirmou, hoje, em Ipatinga, no Vale do Aço, que a recuperação da Bacia do Rio Doce é meta conjunta dos governos de Minas Gerais e do Espírito Santo. Segundo ele, o grupo de trabalho instituído pelos dois governos em janeiro deste ano já está trabalhando na elaboração do Plano Integrado de Recuperação da Bacia do Rio Doce. O objetivo é aliar preservação ambiental e desenvolvimento econômico para beneficiar uma população estimada em três milhões de pessoas, que vivem nos 230 municípios da região, nos dois estados.

“A Bacia do Rio Doce é um grande desafio para os dois estados, mas jamais houve uma disposição e uma articulação tão consistente como essa, para que enfrentemos esta questão do ponto de vista do desenvolvimento sustentável e, obviamente, passando pela preservação ambiental”, afirmou o governador, em entrevista.

Aécio Neves e o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, participaram, na manhã de hoje, da abertura do 3º Fórum das Águas do Rio Doce, no Parque Ipanema de Ipatinga. O evento é realizado pela ONG “Projeto Águas do Rio Doce” em parceria com os governos mineiro e capixaba, Prefeitura de Ipatinga e setor privado com objetivo de cooperar de forma integrada para o sucesso da implantação das políticas de recursos hídricos em ambos os estados.

Compromisso

Na solenidade de abertura, os governadores Aécio Neves e Paulo Hartung e o presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), José Machado, assinaram termo de compromisso para dar andamento ao convênio de elaboração do Plano Integrado da Bacia do Rio Doce. A ANA e a Caixa Econômica Federal também firmaram convênio de R$ 112 milhões para obras de saneamento que vão beneficiar 560 mil habitantes dos municípios mineiros de Ipatinga, Governador Valadares, Itabira, Mantena e Teófilo Otoni.

A solenidade contou com a presença da ex-primeira dama da França, Danielle Miterrand, presidente da Fundação France Libertes, a quem o governador Aécio Neves definiu, em seu pronunciamento, “como um símbolo da importância que a questão da água tem hoje no mundo”.

Mais emprego e renda

O Plano Integrado de Recuperação da Bacia do Rio Doce tem a participação da iniciativa privada, prefeitos da região e inclui projetos de desenvolvimento sustentável que sejam capazes de promover as vocações econômicas regionais, a geração de empregos e de oportunidades de trabalho e renda para a população.

“O potencial dessa região é extraordinário e o que queremos é que, através de pesquisa e de estudos, com a participação do setor privado e com novos investimentos, fazer com que dentro de muito pouco tempo esta região floresça do ponto de vista econômico, mas garantindo, obviamente, seus mananciais e seu meio ambiente”, afirmou Aécio Neves.

Radiografia

De acordo com o governador mineiro, já estão garantidos investimentos para os primeiros trabalhos de levantamento da vocação econômica da região. Ele disse também que os governos de Minas e Espírito Santo estão empenhados na atração de novos investimentos.

“O que queremos, a partir de uma radiografia profunda da região – já estamos inclusive com os recursos alocados para essa radiografia - que vai definir as suas potencialidades, é agir para atrair novos investimentos, mas dentro de um planejamento não de curto prazo, mas de médio e longo prazo”, disse Aécio Neves.

Desenvolvimento Sustentável

Ele lembrou que o Plano Integrado de Recuperação da Bacia do Rio Doce é presidido pelo empresário Eliezer Batista e conta com a participação de outros importantes representantes da iniciativa privada comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

“Vários representantes de importantes setores das economias mineira e capixaba já participam desse esforço, que tem a participação fundamental do Eliezer Batista, e esperamos que, a partir desse diagnóstico que já está sendo feito, possamos, ainda este ano, iniciar o processo de atração de investimentos, com estímulo, inclusive do ponto de vista fiscal, por parte dos dois estados”, ressaltou o governador.

Exemplo nacional

O governador afirmou que Minas Gerais e o Espírito Santo podem fazer da recuperação da Bacia do Rio Doce um exemplo para o país. Mas ele alertou que será necessário também o envolvimento e o comprometimento do governo federal e da sociedade para que o projeto alcance o êxito desejado.

“É uma região com imenso potencial agropecuário que precisa ser novamente radiografado para que os investimentos venham de forma coordenada. Essa não é uma ação isolada de Minas Gerais e do Espírito Santo. Ela terá de ter também a presença do governo federal, tem de ter a participação das comunidades, através das prefeituras; a educação ambiental, portanto a qualificação das pessoas para gerência desse projeto é absolutamente fundamental. Mas pela primeira vez existe um planejamento”, afirmou.

Também estiveram presentes os secretários de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais, José Carlos Carvalho, e do Espírito Santo, Glória Abaurre; o prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, José Bonifácio Mourão, prefeito de Governador Valadares; os presidentes da Usiminas, Rinaldo Soares, da Cenibra, Fernando Henrique Fonseca; deputados e prefeitos da região.