Agricultura

12h09min - 26 de Janeiro de 2012 Atualizado em 04h31min - 01 de Julho de 2013

Reestruturação de agroindústria de mel deve impulsionar apicultura em Januária

Com apoio da Emater-MG, apicultores do município pretendem dobrar a produção de mel em 2012

JANUÁRIA (26/01/12) - Dobrar a produção de mel em 2012. Essa é a estimativa da Associação Rural e Apícola de Januária (Arajan), Norte de Minas. Esse crescimento é esperado devido à reestruturação da agroindústria da associação e do interesse de mais produtores pela atividade. Esse impulso à apicultura do município está sendo possível por meio da parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) com prefeitura, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Banco do Brasil e demais instituições.

A atividade apícola é considerada uma alternativa de renda na região, principalmente durante o período de seca. “A apicultura gera emprego, e os riscos são relativamente menores. Aliás, aqui é uma região propícia à atividade. Na época de seca, a apicultura é uma boa alternativa para os produtores”, diz o extensionista do escritório local da Emater-MG Edmar Nunes Ferreira.

Com assistência da Emater-MG para a implantação da fábrica, a casa de mel da Arajan funciona desde 2010. No local, o mel é processado e preparado para a venda em sachê e bisnaga. Os produtos são comercializados no município e na região. A associação contou também com a parceria de outras instituições, como Codevasf, Prefeitura de Januária, Senar, Cefe, Sesc, Sebrae, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

Os equipamentos foram doados pelo Minas Sem Fome, programa do Governo de Minas coordenado pela Emater-MG. Entre os aparelhos, a associação recebeu máquina de sachê, envasadeira automática, centrífuga elétrica e balança de precisão, dentre outros. Os extensionistas orientam os apicultores desde a produção ao beneficiamento e comercialização do mel.

Novos equipamentos

Em 2011, a casa de mel da Arajan passou por uma reestruturação com recursos provenientes da Codevasf. O prédio da agroindústria foi ampliado e novos equipamentos foram adquiridos, como decantadores e cilindro alveolador, além de 120 colmeias e roupas próprias para a atividade.

“Com essa reestruturação, a agroindústria da Arajan conseguiu a certificação do Serviço de Inspeção Federal, o que permite a venda de mel para os mercados nacional e internacional. Já os novos equipamentos vão dar mais qualidade aos produtos da associação”, diz Edmar Ferreira.

Com essa reestruturação, a capacidade de produção da agroindústria praticamente triplicou. Se antes era de 50 toneladas/ano, agora passa a ser de 150. Outra boa notícia é que mais 25 apicultores passarão a fornecer mel para a Arajan, chegando ao total de 50. Com essas modificações, a estimativa é de que a associação passe a processar o dobro de mel. Atualmente são 30 toneladas por ano.

Há 22 anos, Diogo Resende Garcia trabalha com apicultura no município de Januária. O apiário dele tem 200 colmeias e uma produção de seis toneladas por ano. “A apicultura é uma atividade importante, porque traz recursos para o município”, diz Diogo Resende.

Toda a produção do apicultor é destinada à agroindústria da Arajan. Segundo ele, há uma boa procura pelo mel da associação. Porém, de acordo com Diogo Resende, muitas vezes os apicultores do município ainda dependem da ação de intermediários para vender seus produtos. “Isso desvaloriza o nosso produto e dificulta a divulgação do nome do município como um local que produz mel de qualidade”, afirma.

Para ele, a reestruturação da casa de mel da Arajan veio em boa hora. Com as mudanças e a obtenção do certificado do SIF, o apicultor acredita na ampliação de mercado e agregação de valor ao mel da associação. “Além disso, outras pessoas vão se interessar pela atividade, e, com isso, o setor se fortalece”, diz o apicultor.