Gestão

18h10min - 09 de Fevereiro de 2012 Atualizado em 00h10min - 01 de Julho de 2013

Representantes de comitês regionais tomam posse na Cidade Administrativa

A constituição dos comitês é um passo importante no cumprimento a regionalização da estratégia governamental, por meio do Estado em Rede

Nesta quinta-feira (9), tomaram posse na Cidade Administrativa os representantes de quatro comitês regionais do Estado: da Mata, Jequitinhonha/ Mucuri, Sul de Minas e Triângulo. A constituição dos comitês é um passo importante no cumprimento de uma das prioridades do governo Antonio Anastasia: a regionalização da estratégia governamental, por meio do Estado em Rede.

Idealizado para viabilizar o modelo de Gestão Para a Cidadania – a terceira geração do Choque de Gestão – o Estado em Rede busca dar continuidade aos avanços já alcançados pelo Governo de Minas.

O evento contou com a presença dos secretários de Estado Danilo de Castro (Governo); Maria Coeli Simões (Casa Civil e Relações Institucionais); e Renata Vilhena (Planejamento e Gestão); e do Ouvidor-Adjunto Geral do Estado, Agílio Monteiro, que empossaram os membros dos comitês. A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, também participou da posse.

Formados por agentes de diversas secretarias e órgãos estaduais dessas quatro regiões do Estado, os comitês irão identificar prioridades para implementar as estratégias do governo e propor soluções intersetoriais para as demandas regionais.

Os representantes dos comitês reforçaram a importância do debate transversal para identificar com precisão as principais demandas de cada região do Estado. A superintendente regional de Ensino de Teófilo Otoni, Maria Conceição Gazzinelli, demonstrou otimismo: “Creio que agora faremos um trabalho muito mais qualificado, porque será fruto de uma discussão coletiva. Cada um irá buscar sua prioridade, mas vamos alcançar juntos as soluções para os problemas”, disse ela, que integra o Comitê Regional do Jequitinhonha/ Mucuri.

Para o superintendente regional de Regularização Ambiental, Leonardo Schuchter, do Comitê Regional da Mata, as perspectivas são as melhores possíveis. “A área de meio ambiente já interage naturalmente com outros órgãos, e a criação desse diálogo de forma permanente só vai qualificar o nosso trabalho”.

Esperança

A diretora regional da Secretaria de Desenvolvimento Social em Uberlândia, Daisy de Castro Neves, diz que o Estado em Rede cria uma nova esperança. “A partir do momento em que é instituído o debate com diversas áreas, nós podemos construir políticas públicas eficientes, que vão ao encontro da população”.

O secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, reforçou a importância dos comitês regionais. “Nosso Estado, que foi modernizado, quer implementar políticas voltadas para a população. Por isso, é grande a responsabilidade de todos aqui”, disse.

Para a secretária de Estado da Casa Civil e Relações Institucionais, Maria Coeli Simões, a intersetorialidade é um desafio nas instâncias dos comitês regionais. “É preciso criar habilidades, compartilhar poder e se abrir para o diálogo neste trabalho transversal”, afirmou.

Na primeira reunião de cada comitê, o governo irá qualificar as informações regionais em discussões conjuntas com os representantes locais. O primeiro encontro será realizado pelo Comitê Regional da Mata, no dia 16 de fevereiro, em Juiz de Fora. Em 29 de fevereiro reúne-se o Comitê do Jequitinhonha e Mucuri, em Teófilo Otoni. Em março, será realizada a primeira reunião do Comitê do Sul de Minas, em Varginha; e em abril será a vez do Comitê Regional do Triângulo, em Uberlândia. As reuniões serão realizadas a cada três meses.

Compromisso

Dirigindo-se aos representantes regionais, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, lembrou o Choque de Gestão e o Estado para Resultados, ciclos anteriores do Governo de Minas, para destacar a Gestão para a Cidadania, um novo modelo que considera as características de um Estado grande, com muita diversidade e desigualdades significativas. “Ninguém melhor do que os agentes locais, que estão lá, no dia a dia, para identificar problemas e apontar soluções. Vocês têm um compromisso muito grande: levar as discussões dos órgãos e secretarias aos seus colegas locais”, disse ela.

A secretária também reforçou o caráter intersetorial do Estado em Rede. “A ideia do programa é essa: uma área apenas não vai alcançar os indicadores que estamos pactuando. Por isso, vamos potencializar o diálogo, para encontrarmos as soluções”, completou.

O Estado em Rede, que já se encontra em desenvolvimento de forma piloto nas regiões do Rio Doce e Norte de Minas, é o aprofundamento do modelo de gestão voltado para resultados. O novo modelo aproxima a estratégia central das necessidades e particularidades regionais.

Em maio próximo, tomam posse os membros dos comitês regionais do Noroeste, Alto Paranaíba, Centro-Oeste e Central, totalizando a formação de comitês nas dez unidades de planejamento do Estado.

A coordenação técnica dos comitês regionais, a elaboração da metodologia de trabalho e a condução da experiência piloto são de competência conjunta da Seplag; Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais; Ouvidoria Geral do Estado; e Secretaria de Estado de Governo.