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Educação

17h51min - 12 de Dezembro de 2014 Atualizado em 17h55min

Representantes do Ministério da Educação colombiano conhecem a educação mineira

Equipe da Colômbia esteve na capital, ao longo da semana, com o objetivo de verificar de perto as iniciativas desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação

A experiência mineira na educação está sendo compartilhada. Uma comitiva do Ministério da Educação da Colômbia (Ministerio de Educación de Colombia) esteve em Belo Horizonte, até esta sexta-feira (12/12), para conhecer as políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). Liderada pelo vice-ministro de Educación Preescolar, Básica e Media, Luiz Enrique Garcia, a comissão colombiana tem interesse sobretudo no Programa de Intervenção Pedagógica (PIP).

“Minas é conhecida pelos avanços que fez na área educativa. Por isso o Estado se tornou um exemplo para o Brasil e também para a América Latina. Estamos aqui para entender como foi esse processo de transformação da qualidade da educação em Minas. Uma das coisas que entendemos aqui é que o PIP tem uma grande força no trabalho em sala de aula, pedagógico. Não é só político”, afirmou o vice-ministro.

Não é a primeira vez que uma comitiva da Colômbia vem a Minas. Em 2012, uma equipe veio para conhecer os projetos desenvolvidos pela Secretaria. Agora, com um novo ministério, eles deram continuidade ao intercâmbio. Ana Lúcia Gazzola, secretária de Estado de Educação, ressalta, contudo, que a parceria com o país é anterior às últimas visitas. “A Colômbia é uma parceira há anos. Eles têm, por exemplo, um programa chamado Nova Escola, extremamente inovador, de educação do campo. Nos anos 90, nossa Secretaria mandou uma professora para aprender com eles e foi implantado aqui o programa de educação do campo. A Colômbia tem um sistema educacional muito forte, um Ministério capacitado, uma rede de universidades muito competente e acredito que a parceria com eles, que certamente continuará, será também muito boa pra nossa Secretaria na próxima gestão”, comentou.

Para Ana Lúcia Gazzola, são desenvolvidos pelo Governo de Minas quatro pilares que levaram Minas a alcançar os resultados mineiros. “O sistema educacional da Colômbia é um dos mais consolidados da América Latina e a avaliação que eles fazem de Minas Gerais é muito importante. Eles disseram que Minas tem, hoje, um reconhecimento internacional pela qualidade da educação básica e conseguiram perceber muito bem que os avanços feitos aqui ocorrem porque se construiu, nos últimos 12 anos, um modelo que integrou os vários pilares que podem garantir os avanços educacionais. Temos, aqui, um modelo de avaliação; um modelo de intervenção pedagógica; um eixo de formação continuada; e um quarto item, que é de gestão. Informatizamos toda a administração do sistema educacional”, destacou Ana Lúcia.

Também integram a comitiva colombiana a Laura Barragán (directora de Calidad); Diana Basto (gerente do Programa Todos a Aprender); e as assessoras Margarita Saenz, Margarita Gómez e Maria Figueroa.

Educação na prática

Para ver na prática como o PIP funciona, a comitiva visitou na manhã dessa sexta-feira (12/12) a Escola Estadual Duque de Caxias, em Belo Horizonte. A escola, que é destaque nas avaliações internas e externas, apresentou para os visitantes projetos e ações desenvolvidas na rotina escolar.

Logo na chegada, a comitiva pôde conhecer os projetos pedagógicos desenvolvidos pela escola por meio de uma exposição de trabalhos, assistir a uma apresentação artística e a declamação de poesias feitas pelos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

Após as apresentações, os educadores se reuniram para conversar sobre o dia a dia da educação. Dúvidas sobre como funcionam as visitas do Programa de Intervenção Pedagógica e a importância das avaliações estiveram na pauta. “A equipe do Ministério da Educação da Colômbia quis entender como tudo funciona na prática e a visita a essa escola já consolidada está sendo uma experiência muito exitosa para eles, na medida que estão entendendo como  esses instrumentos normativos funcionam no prática e no dia a dia da escola. A direção da escola está muito empenhada em mostrar a eles os resultados das intervenções pedagógicas e os resultados práticos disso na vida dos alunos. Eles estão mostrando que cada aluno merece uma atenção especial”, destacou a secretária Adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires.

Para o vice-ministro, a visita foi muito importante.  “O que vimos na teoria estamos vendo como uma coisa muito certa na prática. Percebemos que os diretores e professores têm muito claro como trazer essa teoria para dentro da sala de aula como estratégia de melhoramento do ensino”, ressaltou.

Já a diretora da Escola Estadual Duque de Caxias, Maria Elisa Mendes de Almeida Resende, afirmou que ter a oportunidade de apresentar o trabalho que desenvolve para a comitiva representa o reconhecimento de um trabalho bem feito. “A escola fica muito feliz de ter a oportunidade de externar sua prática pedagógica para os visitantes da Colômbia, porque nós vemos isso como um reconhecimento do trabalho e é importante a gente saber que a proposta que nós temos está sendo alcançada”, sinalizou.

A Escola Estadual Duque de Caxias atende a 571 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A escola é um dos destaques estaduais nas avaliações internas e externas. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado em 2014, ano base 2013, a escola conquistou índice 7.9.

Troca de experiências

Segundo o vice-ministro, muitos aspectos do trabalho desenvolvido em Minas Gerais podem ser adaptados e implantado nas escolas colombianas. “Há muitas coisas que podemos implantar, sobretudo no que diz respeito ao currículo básico. Na Colômbia não temos currículo básico e já vimos que isso é muito valioso. A combinação do trabalho dos supervisores e da equipe do PIP também é muito importante”, conclui Luiz Enrique García.
 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

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