14h18min - 31 de Agosto de 2009 Atualizado em 19h04min - 29 de Junho de 2013

Reunião na Cohab discute déficit habitacional no Triângulo

BELO HORIZONTE (31/08/09) - A Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG) sediou, na manhã desta segunda-feira (31), reunião presidida pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Melo, da qual participaram deputados, prefeitos, secretários e vereadores do Triângulo Mineiro, além de dirigentes da Caixa Econômica Federal, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e da própria Cohab. O objetivo foi discutir uma ação comum para o enfrentamento de déficit habitacional naquela região, agravado pela expansão da indústria sucroalcoleira, tendo por base uma inédita parceria público-privada (PPP) entre empresários, prefeituras, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) Cohab e Caixa Econômica Federal.

A sugestão apresentada contempla a construção de moradias de interesse social nos municípios que sediam usinas de álcool, sendo 80% das casas destinadas aos empregados dessas empresas e os restantes 20% às comunidades locais.

Presentes à reunião o deputado federal Narcio Rodrigues (PSDB-MG), os prefeitos Anderson Adauto, de Uberaba; Luís Carlos da Silva, de Veríssimo; Lauzita Rezende da Costa, de Delta; o secretário de Desenvolvimento de Conceição das Alagoas, Célio de Souza, entre outros; Victor Hugo Corrêa Costa, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico; o gerente regional de negócios da CEF, Marx Fernandes dos Santos. Pela Cohab, o presidente Sebastião Navarro e os diretores de Desenvolvimento e Construção, José Antônio Cintra, e de Habitação, Mauro Brito.

Na oportunidade, Navarro falou sobre o modelo de atuação da Cohab desenvolvido com o Programa Lares Geraes - Habitação Popular (PLHP), que implementa empreendimentos habitacionais voltados à população de baixa renda, subsidiados com recursos do Fundo Estadual de Habitação. “Trata-se de um programa de alto interesse social”, disse.

Segundo proposta de Narcio Rodrigues, será criado um grupo de trabalho para estudar as alternativas de uma modelagem da parceria público-privada a ser aplicada a esses empreendimentos. Já o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, propôs que os prefeitos interessados se reúnam com as associações microrregionais do Triângulo, ainda esta semana, para discutir o assunto com as empresas sucroalcooleiras, trazendo na próxima semana uma proposta concreta ao exame da Sedru, Cohab e Caixa.