Governador

19h04min - 20 de Abril de 2013 Atualizado em 22h32min - 26 de Junho de 2013

Ritual do Fogo Simbólico chega a Ouro Preto

Homenagem conduzida por cavaleiros marca as comemorações da Semana da Inconfidência Mineira

Um dos rituais de homenagem à Inconfidência Mineira, o Fogo Simbólico chegou no final da tarde deste sábado (20), em Ouro Preto, conduzido pelos Cavaleiros da Inconfidência. A tocha saiu de São Lourenço, no Sul de Minas, e passou por diversas cidades mineiras, como Baependi, São João del-Rei, Prados e Tiradentes, caminho traçado pelos Inconfidentes até Ouro Preto, uma alusão à saga ideológica de Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), que bem representou os ideais de liberdade.

Dezenas de cavaleiros conduziram a tocha e as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e dos municípios por onde passou o Fogo Simbólico. A tocha foi recebida pelo prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho, e por salva de tiros festivos, realizada pela Guarda de Honra do 52° Batalhão da Polícia Militar, em homenagem às comemorações da Semana da Inconfidência Mineira.

Na manhã deste domingo (21), os cavaleiros abrem a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, conduzindo o Fogo Simbólico até a Praça Tiradentes. Às 11 horas, o governador Antonio Anastasia e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, orador oficial, iniciam a solenidade.