14h31min - 21 de Outubro de 2013 Atualizado em 14h32min

Sada Cruzeiro vence equipe russa e conquista o mundial de clubes de vôlei

Superior durante toda a partida, realizada em Betim, a equipe mineira superou o Lokomotiv Novosibirsk, da Rússia, por 3 sets a 0

Sob o grito de mais de sete mil pessoas, que compareceram ao Ginásio Divino Braga, em Betim, o Sada Cruzeiro conquistou o título de campeão mundial, na edição de 2013. Em dia inspirado, o elenco celeste fez 3 sets a 0 no Lokomotiv Novosibirsk, da Rússia, e conquistou o título inédito na história do clube e do vôlei brasileiro. Na final realizada na tarde desse domingo (20) os cruzeirenses não deram chance ao atual campeão europeu e garantiram a única taça que faltava na sua trajetória. As parciais da decisão foram 25/20, 25/19 e 25/20.

Nenhum clube de voleibol masculino no Brasil havia conquistado o feito alcançado pela equipe azul. Vice-campeões da última edição do torneio, em Doha, no Catar, os anfitriões ainda garantiram quatro nomes entre os prêmios individuais da competição. O levantador William e o líbero Serginho foram os melhores em suas posições. Leal levou o prêmio de melhor atacante, enquanto Wallace foi consagrado como o melhor atleta de todo o torneio.

O jogo

Com o ginásio completamente tomado por cruzeirenses, o Sada Cruzeiro começou a partida pressionando a equipe russa e impondo seu ritmo de jogo. O saque, que não havia funcionado bem no primeiro confronto com o Lokomotiv, desta vez fez a diferença. Além do passe russo ter sido quebrado, o time celeste ainda marcou dois pontos do serviço só na primeira etapa.

O Sada Cruzeiro retornou para o segundo set com a mesma intensidade. A relação defesa e bloqueio funcionava e os contra-ataques, principalmente com o ponteiro Leal, eram fulminantes, fazendo com que a equipe abrisse dois sets de vantagem.

Na terceira e última etapa, o bom saque do time visitante seguiu sendo bem recepcionado pelo sistema defensivo cruzeirense. Com isso, o levantador William recebia bons passes para distribuir as jogadas entre os atacantes. A atuação impecável dos donos da casa forçava o time russo a cometer erros e não permitia uma reação. Assim, em um erro de saque do oposto Moroz, os cruzeirenses se sagraram campeões mundiais.

Com informações do site do Sada Cruzeiro