Copa do Mundo

15h30min - 28 de Fevereiro de 2012 Atualizado em 07h04min - 01 de Julho de 2013

Secopa e BHTrans apresentam plano de mobilidade do entorno do Independência

Documento contém as diretrizes de trânsito e transporte para dias de jogos na nova arena, bem como alterações permanentes em seu entorno

Enquanto o Estádio Independência recebe as últimas intervenções em sua fase final de modernização, a Secretaria de Estado Extraordinária da Copa (Secopa) e a BHTrans lançaram o plano operacional de mobilidade para o estádio, nesta terça-feira (28), na sede da Prefeitura de Belo Horizonte. O documento contém as diretrizes de trânsito e transporte para dias de jogos na nova arena, bem como alterações permanentes em seu entorno.

Um dos principais objetivos do projeto é incentivar o uso do transporte público entre os visitantes. “Trata-se de uma mudança cultural em que o metrô e ônibus serão utilizados como meios principais de transporte num contexto novo de administração de arenas já existente em várias partes do mundo”, reforça o gerente do Programa Copa 2014 do Governo de Minas, Eder Campos. Há exemplos bem-sucedidos de adesão da população ao transporte público em dia de jogos em cidades, como Berlim, Londres, Turim, Praga, Madri e Porto.

O projeto contempla importantes mudanças viárias com a entrega do novo Independência, como a implantação de mão única em ruas do entorno, alterações de itinerário de linhas de ônibus, reprogramação semafórica, expansão de passeios, nova sinalização com placas e pintura no asfalto, criação de pontos de embarque e desembarque de torcidas rivais, áreas de estacionamento de ônibus de torcidas e reservadas a taxistas, locais exclusivos de circulação de pedestres, rotas de monitoramento da segurança, entre outras. A comunidade local representada pelas associações de bairro participou intensamente do processo de elaboração do documento.

O presidente da BHTrans reforça a importância da relação com os moradores do entorno na elaboração do plano. “Foram analisadas as melhores práticas de gerenciamento de trânsito para garantir a qualidade de vida dos moradores e bom relacionamento com a comunidade com a chegada do novo estádio. Eles participaram ativamente”, diz Ramon Victor César. O conteúdo do plano pode ser acessado pela internet por meio do portal público BHTrans, onde figuram detalhes com imagens de todas as mudanças. (www.bhtrans.pbh.gov.br).