Segurança / Defesa Social

16h02min - 26 de Novembro de 2014 Atualizado em 16h01min

Secretaria de Defesa Social e Ordem dos Advogados do Brasil inauguram parlatório no Ceresp Betim

Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), inaugurou, nesta quarta-feira (26/11), o parlatório do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Betim (Ceresp Betim).

A obra durou três meses e custou cerca de R$ 20 mil, sendo paga com recursos da Ordem dos Advogados - Seção Minas Gerais. O parlatório possui capacidade para quatro advogados e quatro presos, em um espaço de 30 metros quadrados. Quatro detentos trabalharam na obra em atividades de pintor, pedreiro e eletricista. Foi realizado também rebaixamento de teto e troca de luminárias do espaço.

O secretário de Estado de Defesa Social, Marco Antônio Rebelo Romanelli, destaca a importância da integração da OAB com a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). “A OAB é uma instituição de relevante atuação na história do país e a parceria promove melhores condições de trabalho para os advogados, além de ajudar no resgate da cidadania dos presos”, afirma.

Para a comunicação entre o advogado e o preso foi instalado um moderno equipamento de comunicação eletrônica acoplado ao vidro, que contribui para a segurança e higiene. O parlatório está situado ao lado da sala da OAB, para facilitar o trabalho dos advogados dentro do Ceresp Betim.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB, Sérgio Murilo, ressalta a preocupação e investimento da instituição na dignidade dos advogados e dos presos. “Queremos que os detentos passem realmente a ser recuperandos. Acreditamos nisto, pois Minas Gerais ocupa uma posição de vanguarda na humanização e ressocialização do sistema prisional”, diz.

Na solenidade de inauguração estiveram presentes o subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira, o prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa, o presidente da 82ª Subseção da OAB de Betim, Gilberto Marques, autoridades do poder judiciário e oficiais daPolícia Militar.