20h24min - 25 de Novembro de 2011 Atualizado em 08h23min - 01 de Julho de 2013

Secretaria de Educação e Polícia Militar homenageiam unidades do Colégio Tiradentes que se destacaram no Enem

BELO HORIZONTE (25/11/11) - A Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) homenagearam, na tarde desta sexta-feira (25), as unidades do Colégio Tiradentes que se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Foram homenageadas as unidades das cidades de Patos de Minas, Passos e Lavras.

Para a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, a homenagem destacou a qualidade do ensino ministrado nas unidades do colégio. “As unidades do Colégio Tiradentes se destacam em todos os indicadores de avaliação, seja no Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb), no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) ou no Enem. Elas representam a excelência da qualidade do ensino”.

Atualmente, o Colégio Tiradentes conta com 20 unidades que fazem parte da Rede Pública Estadual de Educação de Minas Gerais. Essas unidades são coordenadas, administradas e dirigidas pela PMMG e seguem as orientações e as diretrizes que são passadas pela SEE às escolas públicas, como o acompanhamento permanente das inspetoras escolares das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), o cumprimento da matriz curricular, participação nos programas e projetos coordenados pela SEE.

Além disso, a secretaria repassa às unidades do Colégio Tiradentes recursos para manutenção, custeio e investimento. Só neste ano, por exemplo, mais de R$ 1,6 milhão já foram repassados.

Durante a cerimônia, o comandante-geral da PMMG, Cel. Renato Vieira de Souza, ressaltou a importância da parceria entre a Educação e a Policia Militar. “A Policia Militar estará sempre do lado da Secretaria de Estado de Educação porque sabemos que esta gestão busca a qualidade do ensino”.

Parceria pela educação mineira

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizam uma série de parcerias que, ao longo dos anos, vem contribuindo para o desenvolvimento e a melhoria da educação pública no Estado. Um exemplo é o Colégio Tiradentes, vinculado ao sistema estadual de ensino, que atende aos filhos e dependentes legais de militares.

A SEE e a PMMG são parceiras no desenvolvimento de projetos que visam ao fortalecimento de escolas em áreas urbanas com população em vulnerabilidade social e sujeitas a índices expressivos de violência. Um dos projetos desenvolvidos é a Patrulha Escolar.

Os militares que trabalham na patrulha atuam nas proximidades das escolas, realizam palestras de prevenção para alunos e pais, e orientam professores. Além disso, nas visitas feitas às escolas, os policiais militares fazem um contato com a direção, visando transmitir segurança e proteção, estreitando os laços entre a PMMG e a comunidade escolar.

Várias escolas são acompanhadas, tanto das redes públicas quanto da rede particular. A PMMG realiza o policiamento ostensivo no entorno e no interior de estabelecimentos de ensino. Para auxiliar o trabalho da Polícia Militar nesses locais, a SEE doou 22 carros para a segurança escolar, disponibilizando uma viatura para cada Companhia de Polícia da capital.

Além disso, a partir de 2012, 1% dos recursos orçamentários da SEE, cerca de R$ 8 milhões, vai ser investido em ações de prevenção ao consumo de drogas. Parte desse recurso, em torno de R$ 3 milhões, será utilizada na aquisição de veículos para a patrulha escolar.

A Polícia Militar desenvolve também, em parceria com a SEE, o Programa Educacional de Resistência à Violência e às Drogas (Proerd), voltado para a prevenção ao uso de drogas, ações de vandalismo e formação de gangues entre jovens. Alunos da 4º e 6º séries do ensino fundamental participam de encontros semanais, durante um semestre, em que abordam temas sobre autoestima, aprendem a lidar com as tensões e a resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania. Os alunos recebem um certificado de participação e se comprometem a ficar longe das drogas e da violência. O Proerd já atendeu a mais de 2 milhões de jovens.

Desde 2008, os alunos do Proerd passaram a participar do “Concurso de Redação, Frases e Desenhos”, instituído anualmente por Resolução Conjunta entre a SEE, PMMG e Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) na modalidade Redação, sob o tema “O que você aprendeu no Proerd que lhe ajudará a ficar longe das drogas e a evitar a violência”.

Há ainda o programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC), liderado por jovens que trabalham sob a coordenação da Polícia Militar para que as escolas e a comunidade não tenham crimes, drogas e nem violência. Os fundamentos principais do programa são o ensinamento de princípios de cidadania ao jovem, resultando na adoção de medidas de auto-segurança e consequente preservação de sua própria integridade física.