20h02min - 28 de Dezembro de 2011 Atualizado em 11h25min - 30 de Junho de 2013

Secretaria de Estado de Educação capacita mais de 1.600 cantineiras em 2011

BELO HORIZONTE (28/12/11) - Em busca de uma alimentação cada vez mais saudável para seus alunos, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) capacitou, entre os meses de maio e novembro de 2011, mais de 1.600 cantineiras das escolas da rede estadual de ensino. O objetivo foi fortalecer e orientar os atores envolvidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Os encontros discutiram a importância das cantineiras para uma merenda escolar de boa qualidade. Elas também receberam o “Manual da Cantineira” e aprenderam sobre nutrição e sobre a necessidade de manter a higiene física e mental no ambiente de trabalho. Mãos e uniformes limpos, calçados fechados, cabelos aparados e protegidos com toucas ou redes são algumas ações que nunca devem ser esquecidas.

No mesmo período, as nutricionistas da SEE também realizaram supervisão técnica em 235 escolas da rede estadual para verificar como estava o desenvolvimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar, a higienização dos equipamentos e utensílios, cozinha, refeitório e dos demais espaços. Além disso, durante as visitas foram verificados a execução dos cardápios e o preparo e distribuição dos alimentos.

Segundo a nutricionista Valéria Monteiro de Jesus, este ano, foram capacitados representantes de 23 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e em 2012 devem ser capacitados cantineiros das outras 24 SREs. “Pretendemos visitar as outras Superintendências e continuar a supervisão técnica nas escolas, para que elas continuem promovendo o desenvolvimento de ações mais eficazes dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar”.

Novos uniformes e equipamentos

A Secretaria de Estado de Educação liberou, em maio, cerca de R$ 9 milhões para a aquisição de uniformes para cantineiras e auxiliares de serviço gerais. No total, foram adquiridos cerca de 72 mil kits de uniformes nas escolas estaduais. A SEE conta hoje com aproximadamente 35 mil servidores auxiliares de educação básica.

Cada cantineira ou auxiliar de serviços gerais ganhou dois kits de uniformes. Para os servidores que atuam com alimentação, os kits são compostos de uma calça, camiseta, guarda-pó, sapato anti-derrapante e toca, tudo na cor branca. Já para os profissionais de limpeza, o kit conta com uniformes coloridos, incluindo calça, blusa, luvas e sapatos anti-derrapantes. Os servidores que utilizam água no processo de limpeza também recebem botas, luvas e aventais de borracha.

“Quando recebemos o uniforme, o diretor da escola explicou como ele deve ser usado e nós o usamos todos os dias. O meu trabalho melhorou muito por causa da questão da higiene. Recebi o uniforme como uma forma de valorização do meu trabalho”, diz a cantineira Celianir da Silva Rodrigues, da Escola Estadual Antônio Job da Cruz, no distrito de Vila Nova Floresta, no município de Governador Valadares.

Programa Nacional de Alimentação Escolar

O PNAE garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas.

Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.