20h29min - 19 de Maio de 2011 Atualizado em 17h09min - 28 de Junho de 2013

Secretária de Estado de Educação visita escola da SRE de Janaúba

JANAÚBA (19/05/11) - A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, iniciou, nesta quinta-feira (19), uma visita pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Janaúba, no Norte de Minas. Pela primeira vez durante sua gestão, a secretária visita a região. Ao chegar à cidade a secretária foi recebida pela diretora da SRE, Maria Eni Santos Fróes, e pela secretária Municipal de Educação, Hebia Maria Lopes. Ana Lúcia Gazzola visitou a Escola Estadual Prefeito Mauricio de Azevedo, que atende a 750 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

A visita teve como objetivo conhecer as dependências da escola. Ela visitou salas de aulas, biblioteca, quadra, cantina e demais espaços da instituição. Ao chegar ao pátio, a secretária assistiu a uma aula prática de ciências. Os estudantes estavam aprendendo a trabalhar com as misturas. A professora do 4º ano do Ensino Fundamental, Maria Aparecida Nogueira, explica por que a atividade estava ocorrendo no pátio. “Os alunos estão aprendendo sobre os materiais que podem ser misturados ou não, como brita, sal e óleo. Resolvemos fazer a atividade fora da sala de aula porque os alunos gostam de estar em ambientes diferentes”.

Durante a visita, uma aluna da escola leu um pequeno poema para a secretária. Para incentivar a leitura dos alunos, a escola trabalha com projetos de leitura, como a Mala Mágica. Nesse projeto a bibliotecária se caracteriza de algum personagem literário e visita as salas de aula para divulgar os livros. Depois ela leva para as salas uma mala cheia de livros e os estudantes podem escolher aqueles de sua preferência para levar para casa durante uma semana. Outra atividade realizada na escola é a contação  de histórias. Uma vez por semana os professores contam uma história, por meio de teatro ou de outras atividades, e ao voltarem para a sala de aula, os estudantes fazem um resumo da história contada. No final do ano todos os resumos são reunidos em um pequeno livro que é dado aos alunos.

Para a diretora da escola, Alessandra Aparecida Carvalho Aguiar, a visita da secretária deixou os alunos muito felizes. “A professora Gazzola se mostrou uma pessoa muito transparente e competente. Os nossos alunos e funcionários ficaram encantados com a visita, ela foi muito simpática com todos”.

Já a secretária ficou impressionada com a gestão da escola. “É uma escola que tem feito processos de avaliações institucionais envolvendo os pais, os alunos e os funcionários. Isso mostra que é uma instituição que não tem medo, pois analisa junto com a comunidade aspectos importantes como a merenda, a limpeza e a própria gestão”.

No primeiro dia de visita, a secretária ainda se reuniu com os 94 diretores das escolas estaduais da SRE de Janaúba. O encontro também contou com a presença de funcionários da Superintendência. Gazzola falou sobre as prioridades da Educação e também sobre a importância de ampliar a interlocução da escola com a comunidade.

Inauguração de Escola

Nesta sexta-feria (20), às 9h, a secretária inaugura, no município de Mato Verde, também no Norte de Minas, a Escola Estadual Ione Silveira Mendes. O prédio, que começou a funcionar no início deste ano, atende a cerca de 900 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (5º ao 8º ano), Ensino Médio, Educação para Jovens e Adultos (EJA) e PEP EJA. A instituição antes funcionava em um prédio da prefeitura. O novo prédio atende a estudantes nos três turnos e é composto por 14 salas de aula, quadra, laboratório e dependências para o setor administrativo. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) investiu na obra R$ 2,34 milhões.