15h38min - 07 de Março de 2014 Atualizado em 15h52min

Secretaria de Estado de Saúde inaugura 10 leitos de UTI Neonatal em Patrocínio

Investimentos firmados pela SES junto à Irmandade Nossa Senhora do Patrocínio vão beneficiar quase 190 mil pessoas da microrregião

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) inaugurou, nesta sexta-feira (07), em Patrocínio, no Triângulo Mineiro, 10 leitos de UTI Neonatal na Santa Casa de Misericórdia da Irmandade Nossa Senhora do Patrocínio. Na oportunidade, o secretário-adjunto da SES, Wagner Ferreira, apresentou os leitos que beneficiarão nove municípios que compõem a microrregião, que possui aproximadamente 188 mil habitantes.

Por meio de convênios, firmados com Irmandade Nossa Senhora do Patrocínio, entidade mantenedora da Santa Casa, a SES investiu R$ 875.598,00, sendo R$ 775.000,00 destinados à obra e R$ 100.598,00 para aquisição de materiais permanentes e equipamentos. A Santa Casa, em contrapartida, investiu R$ 340 mil.

O secretário-adjunto da SES, Wagner Ferreira, destacou o Sistema Único de Saúde (SUS) como sendo uma grande máquina, e que cada engrenagem é essencial para o bom funcionamento, como por exemplo, os governantes, deputados e conselhos de saúde. “De 2003 até hoje, a SES investiu mais de R$ 23 milhões na saúde de Patrocínio, e os leitos de UTI Neonatal irão beneficiar a população. É um grande presente para comemorar o Dia Internacional da Mulher, que será amanhã (08/03)”, informou.

O prefeito de Patrocínio, Lucas Campos Siqueira, disse que a vida deve ser cuidada desde o início, e que a saúde deve ser tratada em todos os seus aspectos. “Nenhum projeto seria executado se a vida não iniciasse, pois salvar uma vida é salvar um futuro. São poucos os grandes centros que possuem UTI Neonatal e Centro Viva Vida de Referência Secundária (CVVRS) e os dois serviços se completam para cuidar da gestante de alto risco”, enfatizou. No mesmo sentido, o deputado estadual, Deiró Marra, comentou sobre o seu empenho em buscar recursos na área da saúde da mulher. “Venho intercedendo os pedidos, com uma visão de planejamento, tanto para a construção do CVVRS quanto para os leitos de UTI Neonatal da Santa Casa, complementando a assistência da saúde da mulher”, disse.

Geraldo Heleno Lopes, vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES/MG), lembrou o avanço no número de leitos de UTI nos últimos dez anos. “O CES/MG, juntamente com os Conselhos Municipais de Saúde vem acompanhando e cobrando o efetivo funcionamento dos leitos pelo SUS”, afirmou.

Ricardo dos Santos Bartolo, provedor da Santa Casa de Misericórdia da Irmandade Nossa Senhora do Patrocínio, reconheceu a importância dos investimentos realizados pela SES nos últimos anos, uma vez que todos os projetos enviados pela instituição foram aprovados e houve a liberação dos recursos. “Estamos felizes hoje com a inauguração dos leitos de UTI Neonatal, uma vez que a medicina é uma arte, e o nosso corpo clínico irá trabalhar com pacientes em estado crítico, que requer o trabalho técnico com os pacientes e familiares”, ressaltou.

Mães de Minas

O Mães de Minas é um projeto idealizado e implantado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Foi lançado em 2011 e é um recorte da Rede Viva Vida. É o maior programa estadual do país neste segmento e atua com várias ações de saúde, que têm como objetivo reduzir a mortalidade materna e infantil por meio do acolhimento e identificação de 100% das gestantes mineiras. Para ter acesso ao acompanhamento gratuito, basta se cadastrar pelo telefone 155. Após o cadastro, a gestante é monitorada durante a gravidez, do pré-natal até o primeiro ano do bebê. Com isso, ela poderá tirar as dúvidas e receber orientações sobre sua gestação.

Além da identificação de todas as gestantes e a implantação dos leitos de UTI Neonatal, que hoje são 529 em todo o estado, complementam as estratégias mineiras para a redução da mortalidade materna e infantil:

- Pagamento às Equipes de Saúde da Família pela identificação precoce das gestantes pela Atenção Primária à Saúde e cadastramento destas na Central Telefônica;

- Investimentos para implantação e melhoria dos Centros Viva Vidas, assim como adequação dos protocolos e procedimentos baseados nas linhas-guias e protocolos clínicos para toda a equipe de saúde;

- Implantação de novas Casas de Apoio à Gestante e Puérperas ligadas às maternidades em todo o estado;

- Ampliação da rede de Maternidades de Alto Risco credenciadas para atendimento e tratamento adequado aos neonatos e crianças;

- Implantação de projetos de Mobilização e Comunicação Social por meio de parcerias com órgãos governamentais, privados e instituições do terceiro setor.