11h10min - 16 de Fevereiro de 2012 Atualizado em 12h52min - 25 de Junho de 2013

Secretaria de Estado de Saúde mobiliza Ouro Preto e Mariana contra a dengue

Ações visam diminuir os locais de possíveis focos e, também, educar, informar e conscientizar, tanto a população local quanto aos turistas

Mariana e Ouro Preto, cidades da região Central de Minas Gerais, conhecidas pela importância histórica, pelo barroco e pelo Carnaval, estão sendo mobilizadas contra a dengue, durante esta semana, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

De acordo com o superintendente da Regional de Saúde de Belo Horizonte, Paulo de Tarso Auais, as ações realizadas antes do Carnaval visam diminuir os locais de possíveis focos e, também, educar, informar e conscientizar, tanto a população local quanto aos turistas.

Em Ouro Preto, a mobilização acontece na Praça da Estação. O morador Emerik Santos levou pneus e garrafas pet. “Essa ação é importante por evitar lixo nos rios, mosquitos e outros animais. Se todo mundo colaborar, a dengue acaba. Evitar é o melhor remédio”, disse. Outro morador José Xavier também aderiu ao movimento de promoção à saúde e ao meio ambiente. “Trouxe pneus e troquei por cadernos. Mais importante do que a troca em si é a ação pela saúde e pelo meio ambiente. Devemos aproveitar e realizar ações após o Carnaval”.

Para o coordenador de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto, Ricardo Martins, o momento de agir é oportuno. “É interessante esta ação nas cidades históricas. Recebemos muitos turistas e é necessário conscientizar em relação à dengue e ao meio ambiente. Não deixar lixo nas cachoeiras e nos demais locais, porque podem servir de foco e é prejudicial ao meio ambiente”.

Em Mariana, o clima é o mesmo. Alexandre Campos levou a irmã mais nova, Isabel, ao local de troca em frente ao Centro de Convenções, no centro da cidade. “É fundamental trabalhar a conscientização no estudante, tanto sobre não deixar água parada para evitar a doença quanto sobre educação ambiental”.