15h21min - 25 de Novembro de 2011 Atualizado em 20h55min - 29 de Junho de 2013

Secretaria de Saúde apresenta campanha contra a dengue no Festival Lixo e Cidadania

BELO HORIZONTE (25/11/11) - O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apresentou, nessa quinta-feira (24), no 10º Festival Lixo e Cidadania, a campanha permanente de combate à dengue, para prefeitos, representantes da sociedade civil e catadores de resíduos.

O gerente do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, Rodrigo Queiroga, destacou a importância do trabalho contínuo e intersetorial entre Estado, empresas e cidadãos, para definir a efetividade das ações de combate à doença. Ele também parabenizou a considerável atuação dos catadores de resíduos sólidos no processo de mobilização. “O trabalho dos catadores complementa as ações de saúde pública, pois a partir da eliminação de potenciais focos da dengue, eles estão prevenindo a doença no início do seu ciclo e evitando a infestação”, elogiou.

O catador de resíduos da região Central de Belo Horizonte, Cláudio Lopes, se admirou com o importante papel que até então desconhecia prestar. “Fico muito feliz de saber que estamos contribuindo diretamente para o combate à dengue, porque até então pensava que estávamos fazendo pouco para um problema tão grande”, afirmou.

Queiroga alertou ainda para um aspecto muitas vezes ignorado pela população, a gravidade da dengue. O indivíduo não pode se descuidar do aparecimento de sintomas que indicam o agravamento da doença, tais como vômitos persistentes, sonolência ou irritabilidade e a oligúria (diminuição da produção de urina).

Para aprender a adotar hábitos de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, o público também teve acesso ao Dengue Ville, um aplicativo para as redes sociais que ensina como combater o mosquito da dengue e evitar a doença de forma lúdica. “Achei muito interessante, porque é fácil de jogar e ainda podemos aprender sobre a dengue”, avaliou o comerciante Robert Souza.