13h06min - 28 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 13h10min

Secretaria de Saúde entrega novas instalações da Unidade Farmácia de Minas da Regional de BH

A partir do dia 06/03 os usuários da antiga sede, que ficava na Aavenida Brasil, 688, deverão se dirigir para a avenida do Contorno, 8.495

Com passos vagarosos e cheios de superação, a usuária com deficiência física Núbia Vieira caminha em direção as novas instalações da Unidade Farmácia de Minas da Regional BH, agora localizada na avenida do Contorno, 8.495, no bairro Gutierrez. No ambiente com acessibilidade, conforto e climatização, Núbia acredita que o atendimento será de melhor qualidade, com mais rapidez na dispensação do medicamento de alto custo que ela precisa. “Há 10 anos tomo o medicamento para tratar do Lúpus. A nova estrutura ficou excelente, com mais guichês de atendimento que irão reduzir o tempo de espera. O ponto de ônibus na porta da unidade também vai facilitar muito acesso dos usuários”, destacou. A previsão de atendimento ao público é a partir da próxima quinta-feira (06).

As novas instalações entregues nesta sexta-feira (28) pelo secretário de Estado de Saúde Minas Gerais, Alexandre Silveira, irão beneficiar os usuários do sistema público de saúde e os trabalhadores, garantindo melhorias na assistência, mais conforto e agilidade na dispensação dos medicamentos utilizados no tratamento de doenças raras. No pronunciamento, o secretário destacou a importância da eficiência no atendimento e orientações prestadas ao usuário que busca a medicação de alto custo. “Investimos na reforma do espaço para aumentar a capacidade de atendimento, ampliando de 20 para 62 guichês. A estrutura pode ser comparada a serviços de primeiro mundo, reforçando o compromisso do Governo de Minas Gerais com a qualidade da assistência prestada aos usuários da saúde”, frisou.

Mais conforto e humanização

A antiga sede da Farmácia de Minas da Regional BH funcionava, desde 2001, na avenida Brasil, número 688. O local já não oferecia condições adequadas de atendimento, devido ao aumento significativo da demanda, cerca de 2 mil atendimentos por dia. A mudança para o novo imóvel teve como objetivo trazer vários benefícios para os usuários, entre eles, espaço confortável, ampliação do número de guichês de triagem de dois para sete, capacidade de assentos para 150 pessoas em ambiente amplo e com ar condicionado, três salas para atendimento individualizado para os farmacêuticos tirarem dúvidas sobre o medicamento recebido, aumento da capacidade de armazenamento dos medicamentos e sala para treinamento e palestras.

A nova sede tem área total de 2.050 metros quadrados. Quem também conheceu as novas instalações e aprovou a mudança foi o gerente de obras aposentado, Ernani Marques, morador da Pampulha. Ele busca na unidade o medicamento para o filho, que possui uma doença degenerativa. “Há três anos pego o medicamento para o meu filho. O atendimento dos funcionários sempre foi excelente, mas a antiga unidade já não oferecia condições físicas adequadas. O novo espaço está muito melhor, com estrutura de países de primeiro mundo”, comparou.

Na Unidade Farmácia de Minas da Regional BH são dispensados medicamentos para os 40 municípios que compõem a Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH). Para a superintendente da SRS-BH, Débora Tavares, o novo espaço irá oferecer assistência de qualidade para o usuário, com uma estrutura adequada para acompanhar o aumento da demanda. Além do investimento na nova unidade, a SES-MG realizou um curso de capacitação para mais de 200 servidores que irão atuar no setor e treinamento para os servidores que já trabalham na farmácia. “Nossa missão é garantir o acesso do usuário ao medicamento. Agora temos um local de trabalho que oferece as condições para o usuário e também um ambiente favorável para nós servidores”, elogiou a farmacêutica e bioquímica da unidade, Lilly Martins.