13h42min - 15 de Outubro de 2013 Atualizado em 13h44min

Secretaria de Saúde inaugura novo espaço de Hemodinâmica em Juiz de Fora

Com investimento de R$ 1,5 milhão do Estado, Santa Casa da cidade passa a figurar entre as mais sofisticadas instituições de saúde do país

A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora inaugurou na segunda-feira (14) um novo espaço para hemodinâmica. Com um investimento de mais de R$ 1,5 milhão repassado pela Secretaria de Estado de Saúde, a instituição melhorou sua infraestrutura, tornando-se uma das mais sofisticadas do país. O novo setor vai conseguir dobrar a capacidade de atendimento, com duas salas e sete leitos.

A Santa Casa foi pioneira na criação de um serviço de Hemodinâmica no interior de Minas Gerais, em outubro de 1978. Em julho de 1991, a instituição adquiriu outro aparelho de hemodinâmica, que substituiu o modelo inicial, pois a estrutura, já com 22 anos de uso, não atendia mais à crescente demanda.

Durante a solenidade de inauguração, que contou coma presença de diversas autoridades, o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge Marques, enfatizou que a nova hemodinâmica significa um salto na qualidade no setor em Juiz de Fora e na região. “O serviço que aqui se iniciou salvará muitas vidas”, destacou.

O prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, ressaltou a importância do serviço para a Rede de Urgência e Emergência. “A Santa Casa foi pioneira na realização desse serviço tão importante. E para o Samu Macro Regional e saúde do município e região em geral foi um grande ganho”, ressalta.

Depois da solenidade, as autoridades visitaram o prédio, que tem instalação de ar condicionado central, rede elétrica e hidráulica, conforme as mais atuais normas da Vigilância Sanitária. O setor ainda conta com dois novos equipamentos de última geração, Siemens ArtisZeeFloor, que apresentam, com rapidez e precisão, em 2D e 3D, imagens totalmente digitalizadas e de alta resolução, fundamentais tanto em procedimentos cardíacos quanto em vasculares. Foram gastos cerca de R$ 5 milhões de reais e a Nova Hemodinâmica atenderá pacientes do SUS e de convênios particulares.