15h15min - 05 de Abril de 2013 Atualizado em 13h25min - 01 de Julho de 2013

Secretaria de Saúde inaugura Unidade de Hidratação no Hospital Júlia Kubitschek

As unidades de hidratação têm por objetivo amenizar possíveis complicações nas pessoas que estiverem com dengue

O secretário de Estado de Saúde em exercício, Francisco Tavares Júnior, visitou, nesta sexta-feira (5), a unidade de hidratação para pacientes com dengue no Hospital Júlia Kubitschek. As unidades de hidratação, que são equipadas com cadeiras reclináveis com suporte de soro e aparelhos de pressão (adulto e infantil), têm por objetivo amenizar possíveis complicações nas pessoas que estiverem com dengue. Nas unidades também são disponibilizados testes rápidos (NS1), medicamentos e insumos para soroterapia.

Francisco Tavares Júnior falou sobre a implantação das unidades de hidratação. “Estamos num momento crítico e o Estado está tendo uma atitude proativa, suprindo em princípio o que seria papel dos municípios. Esse é um dos 27 postos de hidratação que nós já colocamos em Minas com o objetivo de prestar o apoio na questão assistencial”, ressaltou o secretário em exercício.

O secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Gouvêa Teixeira, ressaltou a importância da hidratação em pacientes com dengue. “É preciso ter clareza quando o assunto for dengue. O tratamento da pessoa com dengue se dá mediante hidratação. Nos casos mais simples, hidratação oral e em casos mais graves a hidratação é feita pelo acesso por via venosa. O soro é o tratamento”, completou.

Para o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Carlos Alberto Pereira Gomes, esta é uma unidade para complementar a assistência em Belo Horizonte, já que a cidade vem tendo um fluxo muito grande de pessoas aos postos de saúde. “Para diminuir o tempo de espera, a SES está disponibilizando três postos para atendimento à população, que já é uma medida para cuidar da doença”. O subsecretário ainda salientoua importância da população no combate ao mosquito. “É importante ressaltar que a maioria dos focos está nas casas das pessoas. Isso é um exercício de cidadania”, afirmou o subsecretário.

A Unidade de Hidratação doHospital Júlia Kubitschek conta com dois consultórios médicos e duas salas de hidratação, onde o paciente irá aguardar, fazer exames e cumprir o protocolo estabelecido para, posteriormente, ser liberado. Ao todo, são 17 leitos na unidade.

Participaram da visita à unidade o secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Gouvêa Teixeira; o secretário de Gestão Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães; o presidente da Fhemig, Antônio Carlos de Barros Martins; o diretor do Hospital Juscelino Kubitschek, Henrique Timo Luz; o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Alberto Pereira Gomes; e o subsecretário de Políticas e Ações de Saúde, Maurício Botelho.

Unidades de Hidratação

Até o momento, foram instaladas unidades de hidratação em 17 municípios mineiros: Araçuaí, Ibiaí, Buritizeiro, Pirapetinga, Coronel Fabriciano, Ipanema, Pirapora, Ipatinga, Pirapora, Iturama, Timóteo, Delta, Leopoldina, Uberaba, Veríssimo, São Gonçalo do Pará e Teófilo Otoni.

A previsão é que as unidades permitam o atendimento de 200 a 300 pacientes por dia, ampliando assim a capacidade assistencial dos municípios beneficiados e permitindo um atendimento adequado. Na RMBH, o atendimento está sendo iniciado agora. Belo Horizonte, Betim, Contagem, Vespasiano, Pedro Leopoldo e Santa Luzia são as cidades da região metropolitana que receberão unidades.

Sintomas

Pessoas que estiverem com febre e dores de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos devem procurar uma unidade de saúde imediatamente para que o diagnóstico seja feito o quanto antes.