17h21min - 27 de Fevereiro de 2013 Atualizado em 20h59min - 29 de Junho de 2013

Secretaria de Saúde lança ações para a redução da mortalidade materna e infantil no Estado

Na ocasião, foi assinada deliberação que autoriza incentivo financeiro a agentes comunitários e técnicos de saúde responsáveis por identificar mães para o Mães de Minas

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, lançou, nesta quarta-feira (27), 2º dia do Encontro Estadual de Saúde, que é realizado em Belo Horizonte, um conjunto de iniciativas voltadas para a redução da mortalidade materna e infantil no Estado.

Na ocasião, foi assinada a deliberação que autoriza o incentivo financeiro aos agentes comunitários e técnicos de saúde responsáveis por identificar mães para o projeto Mães de Minas. O Estado irá liberar R$ 300 reais para cada mãe/gestante que for cadastrada. Esse dinheiro será destinado para o município, que deverá utilizá-lo em ações de atenção primária. O secretário também autorizou a liberação de recursos do Tesouro Estadual para a construção, reforma e aquisição de equipamentos para mais de 155 novos leitos de UTI Neonatal e Pediátrica, sendo 136 neonatais e 19 pediátricos, no valor de R$ 35.498.713,52 milhões.

Antônio Jorge agradeceu a todos os presentes e à mãe que estava representando as Mães de Minas, Rosilene Santos, que recebeu o kit de enxoval Mães de Minas. “Pensar no nascimento, na maternidade é a prioridade de Minas. Estamos lançando novas estratégias. O objetivo é diminuir ainda mais a mortalidade infantil, o que se torna um desafio, mas ainda assim nossos índices de mortalidade materna e infantil estão abaixo da média nacional. Lançamos novos leitos, aumentamos as casas de apoio”, salientou.

Foram lançados também o Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita; o curso de Formação, Mobilização e Articulação dos Meios de Comunicação Comunitário; e o Portal Rede Mães de Minas. Foram entregues 11 veículos destinados às Casas de Apoio à Gestante, a Pasta da Gestante e a Cartilha do Pai. A Cartilha é dirigida aos pais ou futuros pais. Ela é uma iniciativa do projeto Mães de Minas, em parceria com a Área Técnica do  Programa Estadual de Saúde do Homem, e busca incentivar e valorizar a presença do pai desde a fase de gestação do bebê. Nela, os pais encontram respostas sobre dúvidas freqüentes, orientações para apoiar a gestante e a mãe nos cuidados com o bebê e informações sobre os direitos legais nessa fase – conteúdos que ajudarão a vivenciar a paternidade com mais segurança e propriedade.

Óbito catastrófico

Durante a cerimônia, o secretário informou que a partir de agora todo óbito infantil ou materno que ocorra no Estado terá notificação compulsória e será classificado como óbito catastrófico. Essa nova metodologia tem como objetivo reduzir a mortalidade materna e infantil. Com isso, o Estado vai passar a acompanhar mais de perto cada morte. Com esse controle maior das causas que levaram à morte, é possível atacar as causas na origem e evitar os óbitos das mães e bebês.

Para o secretário, morrer criança não é normal e não deve ser tratado com conformismo, pois a morte de uma criança é tragédia. “Temos convicção que os números vão diminuir. Todo óbito infantil tem que ser investigado. Temos que garantir a qualidade de vida da criança que nasce e a vigilância no óbito infantil. Não teremos economia para salvar vidas de recém nascidos”, completou.

O neonatologista e secretário Municipal de Barbacena, José Orleans da Costa, elogiou as ações apresentadas pelo secretário Antônio Jorge. “A fala do secretário foi a mais acertada dos últimos anos sobre o óbito infantil. Os novos projetos irão nos dar assistência. Chegamos no ponto em que Minas deveria chegar”, afirmou.

Portal Rede Mães de Minas

O novo portal é uma rede social para mães, pais e profissionais de saúde, em torno do universo da maternidade. O projeto Rede Mães de Minas visa promover ações de educação em saúde para gestantes e mães de bebês na primeira infância. No site, existem várias opções de conteúdo, como dicas de médicos ginecologistas, pediatras, clínicos gerais e enfermeiras sobre assuntos que toda mulher deve saber nessa fase.

As mães podem interagir com outras mães e profissionais de saúde por meio da rede social do projeto. Na rede, é possível compartilhar, curtir e comentar notícias, imagens de ecografias, fotos do bebê, além de participar de fóruns de discussão com grupos temáticos: etapas da gravidez, amamentação, cuidados com o bebê etc. Um calendário com sistema de alertas ajuda a lembrar das datas das próximas consultas e compromissos pessoais. Há ainda um espaço para registrar os dados dessas consultas e resultados de exames. A partir das informações fornecidas, o site apresenta gráficos para acompanhar a evolução de peso, pressão arterial, glicemia e movimentos do bebê na barriga, contribuindo para a redução da mortalidade materno-infantil em Minas Gerais.