Minas por Região
Saúde

16h08min - 25 de Novembro de 2013 Atualizado em 16h09min

Secretaria de Saúde lança Ver Minas e garante assistência oftalmológica à população mineira

Objetivo do projeto é proporcionar atendimento aos cidadãos residentes em áreas de difícil acesso no Estado; serão investidos cerca de R$ 24 milhões por ano

Realizar consultas, exames e cirurgias oftalmológicas agora ficou mais rápido e acessível. Por meio do Programa Ver Minas, lançado na manhã desta segunda-feira (25), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), durante a Feira de Saúde em Sete Lagoas, o Governo de Minas busca diagnosticar e reduzir a prevalência da catarata e de outras doenças oculares em pessoas acima de 50 anos. Serão investidos no programa cerca de R$ 24 milhões por ano.

Segundo o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, o programa veio para transformar a vida das pessoas e diminuir a pressão da demanda reprimida por cirurgias eletivas. “Hoje acontece um grande evento de saúde no Estado. O programa é uma ação totalmente desenhada pelo Governo de Minas para trazer benefícios imediatos na vida dos cidadãos. O que fazemos aqui é uma ação harmônica com as estratégias já existentes buscando diminuir a impactante prevalência de catarata e de outras doenças oftalmológicas na população acima de 60 anos, em nosso Estado”, disse.

O atendimento, que começou na última sexta-feira (22) e irá até o dia 1º de dezembro, na primeira etapa do programa, é realizado em duas carretas, uma equipada com consultório oftalmológico e sala para exames e a outra com uma sala cirúrgica, que irão percorrer o Estado para levar assistência à população em municípios de difícil acesso. As unidades têm capacidade para realizar, por dia, cerca de 800 consultas, 3,2 mil exames e 250 cirurgias e contam com médicos oftalmologistas que estão aptos a realizar cerca de 17 procedimentos diferentes, entre eles, a correção cirúrgica do estrabismo, reconstituição parcial de pálpebra, implante secundário de lente intra-ocular e biomicroscopia de fundo de olho. 

Segundo o prefeito de Sete Lagoas, Márcio Reinaldo, a ação é de extrema importância para a população do município e região. “Estou honrado pelo fato de meu município ser sede dessa iniciativa tão humana. Ver pessoas de cadeira de rodas e idosos com dificuldades para enxergar saindo da sala cirúrgica rindo e felizes por terem a oportunidade de enxergar melhor é muito emocionante. Queria agradecer ao Governo de Minas, pois isso só foi possível por meio dessa parceria”, afirmou.

Desde o início das atividades, já foram realizados 2.127 atendimentos. Destes, 830 foram procedimentos cirúrgicos. Para a dona de casa Maria Joana Pereira da Silva, 79 anos, moradora do município de Paraopeba, a possibilidade de realizar a cirurgia chegou em boa hora. “Eu sofria de catarata há mais de três anos. Fiquei sabendo do programa e minha filha não mediu esforços para me trazer até Sete Lagoas para operar. A cirurgia foi tranquila e rápida, agora estou muito feliz, pois vou voltar a enxergar”, relatou emocionada.

O jornalista Edson Eustáquio Ramos Paredão, 62 anos, veio ao local fazer uma matéria, mas quando chegou resolveu realizar uma consulta. Portador de catarata no olho esquerdo, espera há três meses para realizar a cirurgia por meio do seu plano de saúde. Cansado de esperar, o jornalista resolveu participar do Ver Minas. “Queria agradecer ao Governo de Minas pela iniciativa. O que não consegui realizar por meio do meu plano de saúde, consegui fazer pelo SUS. Estou na fila e irei realizar a cirurgia ainda hoje”, disse.

Com a iniciativa, o Governo de Minas busca diagnosticar e reduzir a prevalência da catarata e de outras doenças oculares na população mineira que estão dentro da faixa etária priorizada pelo programa. A doença é considerada como a maior causa de cegueira curável no mundo e está relacionada a cerca de 48% dos casos de perda de visão. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010), em Minas, mais de 4 milhões de pessoas estão com idade acima de 50 anos, faixa etária considerada de risco para início da doença.

Atendimento

Para ter acesso ao atendimento, o cidadão, com idade superior a 50 anos, deverá apresentar o Cartão Nacional de Saúde e um documento de identidade e passar pela triagem para realizar a consulta e os exames preliminares. Caso seja identificada a necessidade de cirurgia, o paciente é encaminhado, no mesmo dia, para realizar o procedimento e no final, recebe uma bolsa, contendo um óculos para proteção, o medicamento necessário (colírio), receita e orientações quanto aos cuidados a serem adotados. Antes de ser liberado, é agendado os retornos pós-operatório, o primeiro em 48 horas e o próximo para 30 dias.

Roteiro inicial

O Programa Ver Minas realiza suas atividades, entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro, na cidade de Sete Lagoas, e irá atender à população dos municípios de Araçaí, Baldim, Cachoeira, Caetanópolis, Capim Branco, Cordisburgo, fortuna, Funilândia, Inhaúma, Jequitibá, Paraopeba, Pequi, Prudente de Morais, Santana de Pirapama e Sete Lagoas.

Entre os dias 3 e 12 de dezembro, os atendimentos serão realizados na cidade de Pompéu. No município, o programa irá atender a população alvo de Abaeté, Biquinhas, Cedro do Abaeté, Maravilhas, Morada Nova, Paineiras, Papagaios Quartel Geral, Pompéu, Augusto de Lima, Buenópolis, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Inimutaba, Joaquim Felício, Monjolos, Morro Da Graça, Presidente Juscelino e Santo Hipólito.

Feira da Saúde

Durante o evento nesta segunda-feira, que aconteceu na Praça da Feirinha, a população participou de várias atividades relacionadas aos cuidados com a saúde. Além do Programa Ver Minas, os participantes também tiveram acesso ao exame de mamografia (para mulheres com idade entre 40 e 69 anos), mobilização contra a dengue, oficinas para gestantes, cama elástica, pula-pula, futebol de sabão, piscina de bolinha, entre outras atividades.

Para realizar exames e consultas é imprescindível a apresentação da identidade e do cartão SUS. Caso não tenha o cartão, o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para fazê-lo.

Programação em Sete Lagoas

Mamógrafo Móvel: caminhão com espaço para consultas e exames de mamografia. A unidade irá permanecer na Praça da Feirinha durante quatro dias: 25, 26, 27 e 28 de novembro. Público Alvo: Mulheres acima de 40 anos, preferencialmente aqueles que realizam o exame há mais de dois anos.

Dengue Móvel: caminhão que realiza troca de focos da dengue (latas, pets e pneus) por material escolar e óleo de soja. É sé levar os inservíveis que a troca é feita no local. Público Alvo: Livre.

Caravana Mães de Minas: caminhão com cabine de fotografias e oficinas para gestantes. Público Alvo: Gestantes em qualquer período de gestação.

Caravana do Lazer: Parceria com a Secretaria de Esportes com cama elástica, pula-pula, futebol de sabão, piscina de bolinha. Público Alvo: Crianças de até 12 anos.

Programa Ver Minas: consultas, exames e cirurgias oftalmológicas. O caminhão do programa Ver Minas permanecerá na cidade por dez dias. Público Alvo: Homens e mulheres acima de 50 anos. 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato