14h26min - 28 de Novembro de 2013 Atualizado em 14h30min

Secretaria de Saúde promove ações visando à Copa do Mundo de 2014

Órgão entregou trajes especiais e tendas de descontaminação ao Corpo de Bombeiros e certificou alunos do Curso de Atenção Pré-Hospitalar em Situação de Catástrofe

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, entregou nesta quinta-feira (28), certificados aos alunos do Curso de Atenção Pré-Hospitalar em Situação de Catástrofe. Na oportunidade, foram entregues ao Corpo de Bombeiros trajes especiais e tendas de descontaminação para uso em situações que envolvem acidentes com produtos tóxicos e nucleares.

Segundo Antônio Jorge, tanto a efetivação do curso, quanto a entrega dos materiais ao Corpo de Bombeiros deixarão um importante legado aos mineiros, mesmo tendo como primeira motivação a realização da Copa do Mundo de 2014. “Tudo o que estamos fazendo com a motivação da Copa vai ficar como legado para a população. Agradeço aos parceiros da Associação dos Hospitais Públicos de Paris que nos possibilitou ter a equipe mais bem treinada para enfrentamento de situações com múltiplas vítimas. Agradeço também a parceria com os bombeiros que qualificará ainda mais nossas ações na Urgência e Emergência. Juntos, nós realizaremos um excelente trabalho pela população”, afirmou.

O curso é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), a Secretaria de Estado Extraordinária para a Copa do Mundo (Secopa) e a Associação dos Hospitais Públicos de Paris e tem como objetivo promover a troca de experiências no atendimento em caráter de urgência e emergência nas situações que envolvam múltiplas vítimas. Para o Administrador da Associação dos Hospitais Públicos de Paris Pierre Herbaux, a parceria trará bons resultados para a saúde em Minas. “Parabenizo a todos que participaram deste projeto conosco e agradeço à Secretaria de Estado de Saúde pela confiança depositada em nós. Estaremos sempre à disposição para formar novas e melhores parcerias pela saúde”, pontuou.

Durante a cerimônia, foram entregues simbolicamente trajes especiais e tendas de descontaminação para serem utilizadas pelos bombeiros durante a Copa do Mundo e em qualquer situação que envolva acidentes com produtos químicos. Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros Cleberson Pereira dos Santos, a entrega dos materiais reforça as ações em situações de catástrofes e acidentes envolvendo produtos tóxicos. “Através dessa parceria estamos reafirmando nosso compromisso com a comunidade. Agradeço ao secretário Antônio Jorge por essa logística que nos foi fornecida e que torna nosso Estado mais forte”, afirmou.

Tendas de descontaminação

As tendas de descontaminação já estão disponíveis para uso através do Corpo de Bombeiros e dos Samus regionais. Cada tenda é equipada com chuveiros de água quente onde é acionado um produto de descontaminação de produtos químicos. Durante o atendimento, a vítima recebe dois banhos para garantir que o produto seja completamente eliminado do corpo. As tendas podem ser montadas rapidamente e em qualquer ambiente, garantindo agilidade no atendimento às vítimas de acidentes com produtos químicos.