18h57min - 10 de Maio de 2013 Atualizado em 10h49min - 30 de Junho de 2013

Secretaria de Saúde promove simulado de catástrofe no aeroporto de Confins

Treinamento faz parte de acordo com o governo francês e busca preparar os profissionais para atuar em grandes eventos, como a Copa do Mundo

Nesta sexta-feira (10), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), por intermédio do Grupo Temático da Saúde para a Copa do Mundo FIFA 2014 (AGEI) realizou no Aeroporto de Confins o Simulado de Catástrofe de acidente aéreo.

Os simulados que acontecem em Belo Horizonte fazem parte da conclusão de um treinamento voltado para as catástrofes e acidentes de múltiplas vítimas, que está sendo ministrado por profissionais da França através de uma parceria entre o Governo de Minas o governo francês. O curso teve início em outubro de 2012 e o simulado é a sua conclusão.

No simulado, foi feito um pouso de emergência e de barriga no aeroporto e pessoas foram deslocadas para fora da aeronave. Foram 130 vítimas de diversas classificações no que diz respeito à gravidade de seus casos. O treinamento busca preparar os órgãos para situações de Urgência e Emergência durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo e capacitar médicos e enfermeiros que irão trabalhar durante os eventos esportivos.

Durante o treinamento, foram encenados os procedimentos reais de recuperação da atenção, a intervenção dos bombeiros e das equipes avaliadas, o agravamento de cada paciente, a preparação dos estabelecimentos hospitalares e a comunicação com as autoridades sanitárias e diferentes órgãos envolvidos.

Para o vice-presidente dos Hospitais de Paris, Pierre Carli, o conceito de Samu do Brasil e seu serviço equivalente em Paris é diferente, mas ambos os órgãos possuem o mesmo objetivo.

“Na França, o ‘Samu’ fica dentro do hospital, os recursos e ambulâncias são do próprio hospital. Hoje estamos fazendo a prática para ocasionais catástrofes. Esse treinamento serve para qualquer outro conceito de catástrofe, não só para acidentes aéreos. Esse tipo de simulação já acontece nos órgãos separadamente e hoje serviu para bombeiros, o Samu e a Polícia Militar trabalharem juntos. Na prática, todos se saíram muito bem”, completou.

Quando uma situação é definida como catástrofe e os serviços e o município não conseguem atender aos chamados sozinhos, o Estado entra com a Central de Regulação. Nos chamados Postos Médicos Avançados (PMA), tendas infláveis são montadas nos locais para fazer os primeiros atendimentos e a classificação dos casos. Em um local próximo ficam também as ambulâncias que fazem o transporte das vítimas para os hospitais.

Para o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge Marques, esse simulado consagra dois anos de muito trabalho. “Hoje findamos uma etapa importante. Estamos testando bombeiros, médicos, ambulâncias para eventualidades. Estaremos preparados para coordenar catástrofes desse porte e salvar vidas. É um legado que estamos deixando para todas as regiões de Minas”, destaca.

Participaram do evento o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a Polícia Militar de Minas Gerais, a Defesa Civil Estadual, a Defesa Civil Municipal (BH), Acadêmicos da Liga do Trauma e Faculdade de Ciências Médicas - Vítimas e a BHtrans. Um avião sucateado foi usado para o simulado.

Simulação no Mineirão

A SES promove nesse sábado (11), a partir das 10h, no Mineirão, outro simulado que visa preparar os hospitais João XXIII, Eduardo de Menezes, Risoleta Neves e Odilon Behrens para situações de Urgência e Emergência durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo.

O primeiro atendimento será realizado na área de concentração de vítimas, localizado dentro do estádio, e contará com o apoio de 40 ambulâncias, dois helicópteros, 60 bombeiros, 30 agentes da Polícia Militar de Minas, agentes da BHTrans e colaboradores de outros órgãos envolvidos. Os casos que demandarem atendimento de urgência serão encaminhados para os hospitais referências, que darão continuidade ao atendimento.

O Coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria Estadual de Saúde, Rasível dos Reis, irá atender a imprensa às 9h30, antes do início do simulado. A Simulação do “pisoteamento” está prevista para começar às 10h, a partir deste momento, os “pacientes” começam a ser atendidos e retirados de dentro do Mineirão.