17h12min - 22 de Outubro de 2013 Atualizado em 17h16min

Secretaria de Saúde simula situações com múltiplas vítimas em quatro hospitais de BH

Foram avaliados e testados pela Secretaria de Saúde aspectos como segurança, triagem, equipamentos, centro cirúrgico e a Unidade de Terapia Intensiva

Dando sequência à oficina de capacitação voltada para a cobertura jornalística em situações que envolvam múltiplas vítimas, desastres e catástrofes, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, nesta terça-feira (22), a ativação do Plano Branco (que consiste em reorganizar tecnicamente a área da saúde, com o intuito de otimizar e atender uma quantidade considerável de vítimas)  com simulação de pacientes acidentados em quatro hospitais de Belo Horizonte.

Os atores simularam estar com traumas e queimaduras e foram recebidos por equipes treinadas.  Quinze dessas “vítimas” foram para a porta de entrada do Eduardo de Menezes (entubados e com ventilação mecânica), 40 para o Odilon Bherens, outros 40 enviados ao Risoleta Neves e 80 para o Pronto Socorro João XXIII.

O consultor em Urgência e Emergência da SES-MG, Welfane Cordeiro Júnior, acompanhou a ação no hospital Risoleta Neves e explicou que a simulação, chamada também de ‘stress real’, irá testar a capacidade dos hospitais usando eixos complicadores como o grande volume de pessoas que necessitam de atendimento para traumas. “O hospital tem rapidamente que desencadear seu plano de atendimento de forma que toda a cadeia de resposta seja acionada. Em geral, este plano para situações que envolvam múltiplas vítimas é também um preparo realizado no mundo todo, em cidades que recebem grandes eventos, como a Copa do Mundo”, diz, acrescentando que neste ano a SES/MG já promoveu simulados para o pré-hospitalar e agora está testando os hospitais de forma mais enfática. “Um dos desafios é que, sem deixar de lado o atendimento do fluxo cotidiano do hospital, é preciso operar de forma positiva em maior escala”, diz.

Para a coordenadora do Pronto Socorro do Hospital Risoleta Neves, Silvia Zenóbio Nascimento, fazer este simulado é uma ação positiva, pois estimula os profissionais a criar meios de trabalhar e atender em situações quando a demanda é maior que a oferta.  “É importante também para avaliarmos nossos erros e onde podemos aprimorar e rediscutir o plano atual de atendimento a múltiplas vítimas”, ressalta.

Avaliações

Foram avaliados e testados pela SES/MG e corpo médico dos hospitais, aspectos como segurança, triagem, equipamentos e consumíveis, centro cirúrgico e a Unidade de Terapia Intensiva.