Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

16h58min - 29 de Maio de 2012 Atualizado em 07h58min - 01 de Julho de 2013

Secretaria de Trabalho e Emprego inaugura unidade do Sine em Piumhi

A unidade, que fica na rua Tabelião Ovídio Arantes, 220, prestará diversos serviços gratuitamente

secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, inaugurou, na manhã desta terça-feira (29), mais uma unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine), desta vez em Piumhi, região Centro-Oeste do Estado.

Para o secretário Hélio Rabelo, o município agora está na rota do trabalho e emprego. “Queremos dar emprego de boa qualidade a todos os mineiros que confiam no Governo de Minas. O Sine é a casa do trabalhador e Piumhi está crescendo e tem tudo para tornar-se polo de emprego para a região”, afirmou.

A unidade, que fica na rua Tabelião Ovídio Arantes, 220, no Centro da cidade, prestará serviços gratuitos de intermediação de mão de obra (cadastro de empresas para oferta de vagas, e cadastro e encaminhamento de trabalhadores para oportunidades de trabalho); habilitação e postagem do seguro-desemprego; cadastro e encaminhamento do trabalhador para programas de qualificação profissional e também de competências básicas para o trabalho; e emissão das Carteiras de Trabalho e Previdência Social.

De acordo com o prefeito de Piumhi, Arlindo Barbosa Neto, é de extrema importância a unidade do Sine. “O trabalhador que tinha alguma pendência no seguro-desemprego, por exemplo, precisava ir a Formiga. Agora, podemos capacitar os trabalhadores, entre tantas outras coisas oferecidas pelo Sine”, comemorou.

Sine

Para que o município possa receber uma unidade do Sine é preciso seguir alguns critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como ter uma População Economicamente Ativa acima de 10 mil habitantes. A demanda é levada ao Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter), que, após aprovação, encaminha a solicitação ao MTE.