20h00min - 30 de Novembro de 2011 Atualizado em 22h35min - 28 de Junho de 2013

Secretaria e Ministério da Saúde firmam parceria para investir R$ 3,6 mi em urgência e emergência

BELO HORIZONTE (30/11/11) - O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou, nesta quarta-feira (30), no Hospital João XXIII, o termo de compromisso do programa S.O.S. Emergências. O documento sela a parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital João XXIII para o aprimoramento da gestão e do atendimento na urgência e emergência da unidade. O Hospital João XXIII é referência estadual no atendimento a pacientes vítimas de politraumatismo, grandes queimaduras, intoxicações e situações clínicas e cirúrgicas de risco iminente de morte, totalizando 100 mil atendimentos ao ano.

Para implementar o projeto, a unidade hospitalar receberá o montante de R$ 3,6 milhões anuais. “A partir de hoje, nós instalamos o núcleo de qualidade no HPS João XXIII para enfrentarmos os desafios para o aperfeiçoamento dos serviços. Reconhecemos que o hospital é uma grande escola não somente para o Estado de Minas, como também para o país”, destacou o ministro.

Padilha salientou ainda que a capacidade técnica dos médicos do hospital pode contribuir significativamente para o aprimoramento do projeto S.O.S. Emergências. Segundo ele, a sociedade brasileira está diante de uma epidemia de acidentes de trânsito, particularmente envolvendo carros e motos, o que implica em uma grande pressão sobre os pronto-socorros. “Temos muitos problemas a enfrentar de forma conjunta, por isso, agiremos também para promover a prevenção. Hoje, já temos concluído todo o desenho do mapa que irá nortear as ações do programa S.O.S. Emergências no Estado”, pontuou o ministro.

O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, chamou a atenção para o fato que o Hospital João XXIII é um serviço nuclear para os atendimentos de urgência e emergência no Estado. Daí a importância da cooperação estabelecida hoje. “A sinergia dos vários atores, buscando um objetivo comum, fortalece a criação da rede de atenção à saúde que irá hierarquizar e distribuir os atendimentos, de modo a assegurar um serviço de alta qualidade aos pacientes do Sistema Único de Saúde”, lembrou Antônio Jorge.

O Hospital João XXIII da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), compõe o grupo de 11 hospitais, localizados em nove capitais, dentre elas Belo Horizonte, que receberão os recursos do programa federal que conta com a instalação de um Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar com a função de apoiar e orientar as ações que buscam potencializar tanto a gestão quanto a qualidade dos serviços prestados.

Atenção aos pacientes

O ministro percorreu os setores de politraumatizados e queimados, além do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital na companhia do presidente da Fhemig, Antônio Carlos de Barros Martins; do diretor do João XXII, Eduardo Liguori Cerqueira; do secretário de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; do secretário municipal de Saúde, Marcelo Gouveia Teixeira; e do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, dentre outras autoridades.

Durante o seu percurso, Padilha abordou diversos pacientes, dentre os quais o pedreiro Apoliano Batista Marques, atendido no setor de politraumatizados. O paciente ficou surpreso com a presença do ministro e contente com a possibilidade de melhoria dos serviços, “a visita é boa porque mostra que ele se preocupa com a gente. O atendimento do pronto-socorro é bom, os médicos são atenciosos e espero ter alta logo”, disse o pedreiro.

O cuidado humanizado é uma das premissas básicas que orientam os atendimentos realizados pelo hospital, assim como por todas as instituições de saúde que compõem o sistema de saúde estadual. Consciente do papel do Hospital João XXIII, o presidente da Fhemig salientou que os recursos do programa representam um investimento importante para o crescimento e o fortalecimento do pronto-socorro. Antônio Carlos de Barros destacou a vocação e a significativa contribuição do hospital para a formação e a capacitação de mão de obra qualificada para o SUS. “Toda ajuda é bem vinda, pois favorece os usuários do sistema”, finalizou.

Rastreamento

Nesse contexto, segundo o diretor do João XXIII, o rastreamento do paciente, ao longo de sua internação, adquire um papel fundamental, pois permite a produção diária de informações que contribuem para um controle eficiente e eficaz da qualidade do atendimento prestado. “Seguindo esse princípio, que consiste no acolhimento, na horizontalidade e na gestão do leito, assegura-se uma visão ampla da situação do hospital com reflexos diretos na qualidade da atenção aos pacientes”, garantiu o diretor do hospital, Eduardo Liguori.

O prefeito Marcos Lacerda resumiu, de forma elucidativa, os elementos norteadores da assistência prestada pelas unidades de pronto-socorro de Minas ao afirmar que “competência técnica, experiência e paixão constituem o amálgama que, com o apoio do programa S.O.S. Emergências irá aprimorar, ainda mais, os serviços de saúde prestados aos cidadãos mineiros”.