Minas por Região
Turismo

16h47min - 19 de Setembro de 2008 Atualizado em 10h35min - 01 de Julho de 2013

Secretaria investe no fortalecimento do turismo de negócios

BELO HORIZONTE (19/09/08) - Motivar e fortalecer a cadeia produtiva do turismo de negócios e eventos em Belo Horizonte, para que a capital mineira seja a alternativa nacional para o crescimento deste segmento. Foi com este propósito que a Secretaria de Estado de Turismo realizou nesta sexta-feira (19), no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, encontro de trabalho para alinhamento dos papéis, compromissos e parcerias da cadeia produtiva do turismo com o poder público municipal e estadual. Estiveram presentes representantes das principais entidades que compõem o trade turístico de Belo Horizonte.

De acordo com a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, que participou do evento, o Governo de Minas vem investindo em diversas áreas afins ao turismo, possibilitando bons resultados em relação aos índices de desempenho do setor. “A ocupação dos nossos espaços para convenções, feiras e exposições e a movimentação de toda a cadeia econômica, que atua em suporte a esta atividade, são reflexos de iniciativas como a internacionalização do Aeroporto Internacional Tancredo Neves com os novos vôos, a implantação da Linha Verde, a complementação do Expominas, além de outros projetos e programas”, ressaltou a secretária.

Também presente ao encontro, o subsecretário de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antônio Athayde Vasconcelos, reforçou a importância que o Governo de Minas tem atribuído ao turismo. “O setor gera emprego e renda para todo o Estado, possibilitando a inserção de muitas pessoas no mercado formal de trabalho. Temos caminhado para que Belo Horizonte e a região metropolitana tenham cada vez mais qualidade na prestação de serviços, ampla oferta de possibilidades de lazer e grande diversidade econômica nas áreas aduaneira, parque de logística e tecnologia e, principalmente, que seja um ponto de entroncamento da malha aérea nacional”, disse o subsecretário.

O engajamento da cadeia produtiva é a principal ferramenta para execução do planejamento para o turismo de negócios em Minas, tendo a Setur como catalisadora deste trabalho. “O nosso entendimento, quanto à definição de missões e papéis dos diversos parceiros envolvidos neste programa, é que devemos fortalecer a iniciativa privada que opera os diversos elos da cadeia econômica do turismo. O papel do Estado é de indução, atuando de forma sinérgica junto aos diversos atores envolvidos, colaborando na formatação e aperfeiçoamento dos mecanismos de cooperação e gestão do segmento”, complementou a secretária Érica Drumond.

Articulação e desenvolvimento

O encontro teve como foco Belo Horizonte, onde será desenvolvido o piloto, que conta com a parceria do Instituto Euvaldo Lodi e apoio financeiro do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin). A consultoria para desenvolvimento da atividade será realizada pela Fundação Dom Cabral, que apresentou uma metodologia composta por workshops e encontros para definição de objetivos estratégicos, mapeamento das ferramentas de trabalho, construção de indicadores e mecanismos de acompanhamento do projeto.

Segundo a especialista em estratégias e redes da Fundação Dom Cabral, professora Rosiléia Milagres, é importante a visão de todos em relação à possibilidade de alavancar o segmento por meio de uma rede de atuação competitiva e articulada. “Vivemos em rede, o turismo de negócios em Belo Horizonte já está envolvido em uma rede. O nosso desafio é fomentar novas relações que podem ser estabelecidas dentro dessa rede, de forma cooperativa entre seus elos. Para isso, é preciso estabelecer papéis, compromissos e princípios. Se a rede ganha, todos ganham, porque atuam juntos”, destacou a professora.

Para ilustrar a importância dessa atuação conjunta e harmônica, o encontro teve ainda a apresentação de 15 músicos da Orquestra Sinfônica da Policia Militar, regida pelo tenente José Carlos da Rocha.

O trabalho de articulação da cadeia produtiva será estendido aos destinos de Ouro Preto, Uberlândia, Juiz de Fora e Araxá – pólos do turismo de negócios e eventos de Minas Gerais, reconhecidos nacionalmente – por meio do Projeto Estruturador Destinos Turísticos Estratégicos, da Secretaria de Estado de Turismo.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato