Ciência e Tecnologia

19h03min - 05 de Agosto de 2008 Atualizado em 00h00min - 22 de Junho de 2013

Secretaria lança programa para capacitação em gestão

BELO HORIZONTE (05/08/08) - A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) lançou, nesta terça-feira (5), durante seminário em Belo Horizonte, o Programa de Capacitação em Gestão da Competência (PCGC), voltado para executivos de empresas mineiras do setor de software. O programa é uma iniciativa do Projeto Estuturador Arranjo Produtivo Local (APL) de Software, desenvolvido pela Sectes.

O objetivo do programa é sintonizar as empresas de software da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e Viçosa, na Zona da Mata, com a gestão praticada pelas empresas de classe mundial. O programa pretende também capacitar as empresas para se tornarem mais competitivas e se habilitarem a conquistar mais espaço no mercado nacional e global.

Segundo o coordenador do APL de Software, Rubens Gomes Leite, essa é uma das ações para alavancar o desenvolvimento do setor em Minas. “Capacitação é hoje uma questão fundamental para a sobrevivência das empresas. Uma das maiores causas da mortandade de empresas de tecnologia é em função dos processos de gestão inadequados. Esse processo de capacitação é importante para que as empresas mineiras se mantenham competitivas e conquistem outros mercados”, explicou.

Rubens Leite apresentou, durante o seminário, as ações e metas do APL de Software. “Estamos desenvolvendo uma série de ações com o objetivo de ampliar e melhorar a capacidade competitiva dos arranjos produtivos de elevado conteúdo tecnológico de forma auto-sustentável, promovendo, assim, a qualificação dos setores produtivos”, disse. Ainda de acordo com o coordenador, os investimentos previstos para 2008, em planejamento, bureau de informações, comunicação e marketing, certificação e capacitação somam mais de R$ 2 milhões.

Vagas limitadas

Com carga horária de 360 horas/ aula, o PCGC tem início previsto para setembro e duração de 12 meses. A grade traz como eixo temático os fundamentos da excelência incluídos nos critérios de Programa de Qualidade Nacional (PQN) – liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. O número de vagas é limitado em 30 para RMBH e 30 para Viçosa. Cada empresa pode inscrever até dois executivos. Micro e pequenas empresas têm prioridade de inscrição sobre as médias e grandes.

Antes da apresentação do programa, os executivos presentes assistiram à palestra do sócio-diretor da Fir Capital, Guilherme Emrich, que falou sobre o cenário e mecanismos de investimentos em empresas de base tecnológica e sobre o processo de internacionalização dessas empresas. Segundo Rubens Leite, o momento é oportuno para o desenvolvimento do setor de software. “O Governo de Minas está dando condições para que o setor se desenvolva, por meio de ações dos Projetos Estruturadores. O Estado articula e oferece ferramentas para que essas empresas executem ações que elas próprias disseram que são importantes”, afirmou.

O programa conta com as parcerias da Sucesu-MG, Fapemig, Fumsoft, Sebrae, Assespro, Amcham, entre outros. A primeira fase das inscrições para o PCGC vai até do dia 15 de agosto. A solicitação da ficha de inscrição deve ser feita pelo e-mail secretaria@sucesumg.org.br. Mais informações pelo telefone: (31) 3280 3300.