19h31min - 25 de Maio de 2007 Atualizado em 00h07min - 22 de Junho de 2013

Secretarias fazem parceria para desenvolver turismo no Estado

BELO HORIZONTE (25/05/07) – Os secretários de Estado de Turismo, Érica Drumond, e de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Melo, se comprometeram a realizar um trabalho conjunto em prol do desenvolvimento da região do Lago de Furnas. Os dois participaram nesta sexta-feira (25) do 2º Encontro Regional de Municípios, em Alfenas, Sul do Estado. O evento (foto) contou também com a participação de vários prefeitos das cidades da Alago – Associação dos Municípios do Lago de Furnas, de representantes do ministério do Turismo, da Emater e de Furnas Centrais Elétricas.

O secretário Dilzon Melo se colocou à disposição para, juntamente com a Secretaria de Turismo, atender às demandas dos municípios da Alago. De acordo com ele, a Associação já conta com grandes projetos de desenvolvimento, que apresentam grandeza, avanço e a união regional. “Sabemos que o turismo é uma integração de todos os serviços, públicos e privados, oferecidos de maneira correta e com boa qualidade. No novo modelo de administração do Governo de Minas, quem define as prioridades são as associações e as entidades, de maneira descentralizada e participativa. Temos, eu e a secretária Érica Drumond, a visão de que turismo se faz com este tipo de parceria”, afirmou Melo.

De acordo com a secretária Érica Drumond, a política de turismo de Minas precisa ter uma articulação nos âmbitos municipal, estadual e federal. Para ela, as ações também devem estar articuladas com todas as esferas da administração pública de Minas Gerais. “Nossa secretaria não é executora, precisamos do apoio irrestrito das outras pastas, para dotarmos o nosso Estado de infra-estrutura turística”, disse.

Para Érica Drumond, a política pública de turismo visa capacitar e preparar os municípios, para que estes possam aumentar suas receitas, gerar mais emprego e renda, atrair novos investimentos e contribuir, ainda mais, para o desenvolvimento sustentável regional. “No lago de Furnas temos que literalmente “pescar” o turista fazendo com ele seja um agente divulgador do destino e alavancador de negócios na região, seja através do consumo de bens e serviços ou da geração de emprego e renda. Só assim a atividade turística mostrará sua faceta desenvolvimentista à sociedade das regiões visitadas, incentivando a abertura de novas frentes de trabalho e motivando o exercício da boa hospitalidade, característica marcante do povo mineiro”, concluiu.