19h11min - 26 de Agosto de 2009 Atualizado em 16h48min - 22 de Junho de 2013

Sedru capacita gestores em Teófilo Otoni, Vale do Mucuri

BELO HORIZONTE (26/08/09) - O subsecretário de Desenvolvimento Regional e Urbano, Rômulo Viegas, representou o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Melo, nessa terça feira (25), na abertura da sexta etapa do Programa CapaCidades - Qualificação em Gestão Municipal, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. O curso tem o objetivo de oferecer aos gestores públicos e municipais e aos atores locais conteúdos e ferramentas que contribuirão para aumentar a capacidade institucional dos municípios.

No programa CapaCidades, a Sedru tem parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea) e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). Por meio de palestras e oficinas ministradas por técnicos da Sedru e seus parceiros, o evento em Teófilo Otoni reuniu gestores de cerca de 20 municípios do Vale do Mucuri e Jequitinhonha, além de vereadores, secretários, autoridades da região.

O subsecretário de Desenvolvimento Regional e Urbano destacou a importância de investir na capacitação de gestores, já que muitas prefeituras enfrentam dificuldades em encontrar mão- de- obra qualificada. ”O objetivo desse programa é ministrar cursos para que possamos capacitar qualificar gestores públicos e membros da sociedade civil objetivando uma relação burocrática melhor nas três esferas de governo: prefeituras, Governo do Estado e governo federal”, afirmou.

Prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Haueissen, enfatizou que o curso de capacitação visa conscientizar sobre a importância de se manter atualizado em relação às questões de administração pública. “O gestor tem que fazer, mas primeiro ele tem que conhecer o que está fazendo’, disse.

A sede da próxima etapa do curso de capacitação para gestores municipais será em Governador Valadares, nos dias 15 e 16 de setembro. As inscrições para participar do Programa Capacidades em Governador Valadares poderão ser feitas pelo telefone (31) 3349-9220, ou pelo site da Sedru, acessando: www.urbano.mg.gov.br, menu “Serviços”, item “Oficinas e Seminários”, “Programa Capacidades”.

Logo após abrir o Programa CapaCidades, o subsecretário Rômulo Viegas participou da solenidade de abertura da 19ª Feira Internacional de Pedras Preciosas de Teófilo Otoni, tradicional evento que reúne no município cerca de 70 compradores estrangeiros e mais de 150 expositores nacionais e internacionais, comprovando a fama de Teóflio Otoni ser a capital mundial das pedras preciosas.