Segurança / Defesa Social

20h13min - 19 de Agosto de 2009 Atualizado em 09h47min - 29 de Junho de 2013

Seds entrega carteiras funcionais a agentes penitenciários

CONTAGEM (19/08/09) - Quatrocentos e cinquenta agentes penitenciários do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) receberam nesta quarta-feira (19) suas novas identificações funcionais. Antiga reivindicação da categoria, o documento, em formato de cartão magnético, dispõe de hologramas que impedem a falsificação e um chip que pode ser desativado em caso de extravio ou desligamento do servidor. Para o subsecretário de Administração Prisional da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Genilson Zeferino, a nova carteira vai fazer parte da vida de cada agente penitenciário do sistema a partir desse momento. “Entregar essas carteiras é reconhecer a importância do papel desempenhado por cada um de vocês”, disse ele.

Agente penitenciário há 21 anos, Expedito José de Oliveira, 60 anos, aguardava com ansiedade pela entrega do documento. “Poder exibir essa carteira é um sonho realizado. É a comprovação do nosso trabalho”, disse. Tão satisfeita quanto o colega, Mariana Aparecida de Souza, 28 anos, também mostrou-se orgulhosa. “Para nós, é um reconhecimento. Podemos comprovar nossa função. Agora, temos uma identidade e acredito que seremos mais respeitados por isso”.

Para Wilson Batista Profeta, 31 anos, agente do Grupo de Intervenção Tática (GIT) da unidade e há três anos na função, a identidade funcional é sinônimo de respeito. “Com a carteira, a função de agente ganha novo status. Não vamos mais ter que apresentar um contracheque para nos identificarmos.

A Penitenciária Nelson Hungria dispõe atualmente de 671 agentes. Desses, 221 não receberam a nova carteira por não terem passado por treinamento de tiro ou devido à falta de entrega da documentação necessária para a confecção do documento, conforme informação passada pelo diretor de segurança da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), André Mourão.

Os primeiros a receber o novo modelo de cartão foram os agentes de segurança penitenciária do Comando de Operações Especiais (Cope), da Seds, durante a solenidade de inauguração de sua nova sede no dia 1º de julho deste ano. “Montamos um cronograma de atendimento por regiões do Estado e, até o final do ano, esperamos entregar o documento a todos os agentes das outras 85 unidades administradas pela Suapi", informou o superintendente.

Diretores de unidades prisionais, integrantes do Conselho de Criminologia e Penitenciário e membros do Conselho da Corregedoria da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), também receberão em breve seus cartões.