18h08min - 29 de Junho de 2009 Atualizado em 18h41min - 30 de Junho de 2013

Seej promove encontro para criação de Conselhos da Juventude

GOVERNADOR VALADARES (29/06/09) - A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), por meio da Coordenadoria Especial da Juventude, promoveu nesse sábado (27), o Encontro Regional para Criação dos Conselhos da Juventude em Governador Valadares, no Leste do Estado.

O evento, que contou com a participação de gestores dos municípios de Caratinga, Divino das Laranjeiras, Central de Minas, Frei Inocêncio, Bom Jesus do Galho e Água Boa, teve por finalidade estimular a criação dos conselhos da juventude na região e demonstrar ao jovem a importância de sua participação e mobilização na construção desse processo democrático.

Para o superintendente de Reinserção do Jovem, Cleiton Dutra, os encontros divulgam o tema, estimulam os gestores e integram a juventude local. “Temos hoje 50,5 milhões de jovens no país, o que representa um quarto da população brasileira e quase 50% do eleitorado. Esses números representam a força da juventude e a necessidade da criação de um órgão exclusivo para ela. O conselho é a ferramenta democrática para que os vários segmentos da juventude se expressem e atuem por melhorias conjuntas”, explicou.

O jovem Lierte Júnior, 28 anos, vereador em Governador Valadares, acredita que o debate foi um primeiro passo para os avanços das políticas públicas de juventude no município. “Estamos dando hoje um start nas discussões relacionadas ao público juvenil do município e região. Pretendemos, agora, implementar o conselho da juventude para caminhar junto com a recém criada Coordenadoria da Juventude. Queremos nossa juventude ativa. Esse é apenas o primeiro encontro”, avaliou.

Segundo a prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa, esse é um compromisso conjunto entre câmara e prefeitura. “Devemos fazer nosso dever de casa para destacar a juventude, que tanto contribuiu para que vivêssemos num país democrático. O Conselho é importante para atuar em todas as frentes e ajudar nas diretrizes de políticas públicas de juventude”, ressaltou.

O próximo encontro será em Belo Horizonte, no dia 30 de julho, das 9h às 17h, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) (rua Belém, n° 40, bairro Esplanada). Jovens e gestores públicos da Região Metropolitana de Belo Horizonte e entorno já podem confirmar presença através do e-mail direcom@juventude.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3349-2852.

Conselho

O Conselho é um instrumento legítimo e legal para ouvir o jovem e junto com ele desenhar uma nova história para o município, baseada na inclusão, na participação e na oportunidade ao jovem, que passa a ser o protagonista de sua história. Nesse processo, ele tem o papel de auxiliar os gestores públicos no desenvolvimento de projetos voltados para as juventudes do município.

Atualmente, o Estado conta com 78 Conselhos Municipais de Juventude. O investimento para este ano é da ordem de R$ 350 mil, para estruturação dos conselhos e capacitação dos conselheiros.