11h41min - 15 de Outubro de 2009 Atualizado em 02h44min - 30 de Junho de 2013

Semana da Criança no CMRR começa em clima de diversão

BELO HORIZONTE (15/10/09) - A Programação Cultural - Especial Semana da Criança do 8° Festival Lixo e Cidadania, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) começou nesta quarta-feira (14), com cerca de 80 crianças de escolas públicas da capital que aprenderam a importância da preservação dos recursos naturais por meio de brincadeiras e atividades lúdicas.

No total, foram quatro atividades que aconteceram simultaneamente. Intervenções cênicas com o Grupo Karaecoragem, que apresentou a esquete “O Catavento”, aconteceu no auditório do CMRR com muita música e dança que embalaram a criançada com uma ginga musical alertando sobre a importância da coleta seletiva. As crianças Paula Emídio, (11) e Felipe Fortunato, (12) dançaram, cantaram e se divertiram. “Nós adoramos participar com o grupo, além da brincadeira, a gente aprendeu a não jogar lixo na rua evitando que todo esse material provoque enchentes na cidade”, ressaltou.

No filme comentado, foi apresentado o curta-metragem “Tá limpo”, produzido pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), que também destaca a importância da reciclagem com a prática da coleta seletiva. Na oficina de papel, as crianças aprenderam a confeccionar o papel artesanal que pode ser reutilizado para a produção de cartões, cartazes e como acabamento para molduras de fotografias.

No espaço Reciclo, uma casa feita de tetrapack e restos de madeiras encontrados em marcenarias a meninada aprendeu como evitar o desperdício da água, através de uma dinâmica em que todos tinham que usar a cabeça para passar a água de mão em mão até chegar ao balde, sem que ela fosse derramada em seu percurso. Guloseimas e material didático foram distribuídos para estimular ainda mais a mente da criançada. O menino Pedro Henrique Gonçalves, (12) mostrou muito entusiasmo ao fazer o papel reciclado. “Eu já havia feito papel reciclado em casa, mas aqui achei muito mais legal porque pude colorir o papel de azul e rosa. Acho importante reciclar, para evitar que tudo vá para o lixão e prejudique mais ainda o meio ambiente”, destacou.

As oficinas não param por aí. Elas se estendem até o dia 16 de outubro das 9h às 11h e das 14h30 às 16h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (31) 3465-1226 ou pelo e-mail lixoecidadania@gmail.com. Crianças entre 5 a 14 anos podem participar.

Serviço:

8º Festival Lixo e Cidadania – Programação Cultural (Especial Semana da Criança)

Data: 14, 15 e 16 de outubro

Horário: 9h às 11h e 14h30 às 16h30

Local: Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), Avenida Belém esquina com Andradas, 40, bairro Esplanada, na região Leste de Belo Horizonte

Inscrições gratuitas: (31) 3456-1226 ou pelo e-mail lixoecidadania@gmail.com.br