19h49min - 24 de Outubro de 2011 Atualizado em 16h37min - 26 de Junho de 2013

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia movimenta Minas Gerais

BELO HORIZONTE (24/10/11) - A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio do Programa de Popularização da Ciência, mobilizou Minas Gerais para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que terminou neste domingo (23). Em todo o Estado, foram realizadas 1.330 atividades em 88 municípios, envolvendo cerca de 130 instituições.

Dentro do tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”, equipes dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e dos Polos de Inovação da Sectes realizaram palestras, sessões de cinema comentado, concurso de redação, oficinas, minicursos, peças teatrais e outras atividades de divulgação científica, para conscientizar a população sobre a poluição do meio ambiente e como ela gera mudanças climáticas.

Ações no Norte de Minas

Com o incentivo dos Polos de Inovação, o Norte de Minas e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri estiveram ativamente envolvidos na Semana Nacional de C&T 2011. Em Teófilo Otoni, terceira cidade com maior número de eventos cadastrados, as atividades envolveram cerca de 1.500 universitários, alunos da rede pública e professores. Os participantes publicaram no Facebook, dentro do grupo “Ciência e Tecnologia nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri”, diversos vídeos com atividades experimentais de física e química conduzidas durante a Semana.

No município de Januária, 210 alunos da zona rural participaram de mostra de experimentos interativos do departamento de física do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Segundo a professora Amanda Batista, as atividades despertaram o interesse dos alunos, que puderam manusear diversos equipamentos e perceber, sentir e entender o que observavam somente em livros.

Em Salinas, cerca de 60 estudantes visitaram a Copasa para conhecer como é o tratamento da água na cidade e coletaram amostras para análise do PH dos rios Salinas, Caribas e Ribeirão. O projeto “Instituto de Portas Abertas” levou, aproximadamente, 300 alunos de escolas estaduais ao IFNMG (campus Salinas) para conhecer os diversos setores da instituição e esclarecer dúvidas. “Foi muito bom sair um pouco da aula teórica e ver realmente as coisas acontecendo. Tivemos contato direto com a ciência e com certeza aprendemos mais”, afirmou Daniel Rodrigues, aluno do 1ª ano do Ensino Médio.

Além de promover debates sobre desenvolvimento sustentável, na cidade de Almenara, a Semana de C&T marcou o lançamento do “Mulheres Mil”, programa que promoverá a capacitação e inclusão social de mulheres da zona rural por meio da inovação nos setores em que atuam. O programa resulta de uma parceria entre a Sectes, a Secretaria de Estado de Educação, o IFNMG e o Conselho Municipal para o Desenvolvimento e Combate à Pobreza Rural e já têm cerca de 110 mulheres inscritas.

Todas as ações dos Polos contaram com o apoio de universidades, cooperativas de ensino técnico, diretórios acadêmicos, do IFNMG e da Epamig, e receberam recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e de parceiros regionais.

Participação ativa dos CVTs

A Superintendência de Inovação Social (SIS) da Sectes, por meio dos CVTs, distribuiu cerca de 1.000 kits para a medição da qualidade da água para todos os centros. Os kits fazem parte de um conjunto de ações da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), destinado à melhoria da educação e da pesquisa em química no país. Outra ação de destaque foi a transmissão de filmes e de quatro palestras por videoconferências, que resultaram de uma parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Em Itabira, após analisar a água do Poço da Água Santa - um dos principais pontos turísticos da cidade – e verificar que a água está imprópria para consumo, cerca de 100 estudantes liderados pelo CVT e a Origem Incubadora realizaram manifestação pelas ruas da cidade.

Já em Monte Azul, o CVT se uniu aos acadêmicos do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Unopar–Virtual para conduzir trabalho de campo na Barragem de Abastecimento do município. Além de medir o PH da água, os participantes plantaram mudas em uma área assoreada de vegetação escassa.