21h25min - 03 de Março de 2010 Atualizado em 15h15min - 30 de Junho de 2013

Seminário destaca potencial de jovens para a pesquisa agropecuária

BELO HORIZONTE (03/03/10) - Estudantes de graduação e ensino médio, bolsistas dos programas de Iniciação Científica e Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), apresentaram nessa terça-feira (2), os resultados dos trabalhos científicos desenvolvidos no ano de 2009 sob orientação de pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Foram apresentados 94 estudos, sendo sete apresentações orais e 87 em forma de pôsteres.

Os temas abrangeram diversos campos da agropecuária e atenderam às características e especificidades das regiões onde os trabalhos foram desenvolvidos. O bolsista da Epamig Norte de Minas, Alexandre Reis Machado, apresentou o trabalho “Avaliação de consórcio do pinhão-manso com culturas oleaginosas e produtoras de fibra no Norte de Minas”. O objetivo, segundo ele, “foi demonstrar a viabilidade de se optar pela cultura da planta, que apresenta grande potencial para a produção de bioenergia, aliada a culturas tradicionais como milho e amendoim. A pesquisa mostrou que é possível harmonizar essas culturas tidas como distintas”. Outros trabalhos abordaram a produção de milho para silagem, grãos mais adequados, condições de clima e solo; o combate aos ácaros que danificam as roseiras; e a produção de queijo-coalho. Todos os trabalhos serão disponibilizados no site da Epamig.

O pesquisador Ivair Gomes, integrante da Comissão Organizadora do evento, destacou que o seminário está se consolidando no calendário anual da Epamig. “Estamos na sétima edição e a cada ano aumentam a quantidade e a qualidade dos trabalhos apresentados. Desta vez fizemos alterações para deixar as apresentações mais dinâmicas. Apenas um representante de cada unidade, escolhido através de seminários internos, fez apresentação oral. Os outros trabalhos foram expostos em forma de pôsteres que estiveram disponíveis ao público durante todo evento. Além disso, reservamos tempo para a resolução de dúvidas após cada apresentação e para a análise dos pôsteres”.

A pesquisadora Maíra Cristina Marques Fonseca, também da Comissão Organizadora, informa que os participantes puderam avaliar a qualidade do Seminário. “Todos os inscritos receberam um questionário de satisfação em que puderam opinar sobre a estrutura do evento, qualidade dos trabalhos e fazer sugestões e críticas. Os resultados ainda serão contabilizados, mas as primeiras impressões indicam que a avaliação foi positiva”.

Os jovens e a pesquisa agropecuária

O 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Epamig contou com a participação de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) - estudantes de graduação e do Pibic Júnior, para alunos do ensino médio, da Fapemig e do CNPq.

O evento foi aberto pelo presidente da Empresa, Baldonedo Napoleão, que destacou a importância do envolvimento entre os estudantes e a pesquisa agropecuária. “Vocês estão no caminho certo, em um futuro próximo o país que detiver o conhecimento será uma potência. E o Brasil está ganhando destaque com a contribuição de jovens como vocês. Parabéns por terem escolhido trabalhar com agricultura e pecuária. Parabéns por se dedicarem à pesquisa agropecuária campo com imenso potencial de crescimento”, disse.

A pesquisadora Maíra Fonseca também destacou a importância da iniciação científica. “Eu que já fui bolsista, sei o quanto é importante a troca de experiências com os pesquisadores. É cativante ver o empenho e a vontade desses estudantes, alguns deles viajaram de madrugada e chegaram empolgados para o evento, inclusive ajudando na montagem das tendas para exibição dos pôsteres”, completou.