Minas por Região
Meio Ambiente

12h22min - 10 de Agosto de 2005 Atualizado em 21h17min - 26 de Maio de 2013

Seminário discute degradação ambiental da Mantiqueira

Os recursos naturais da região da Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas, e a necessidade de estancar os desmatamentos da área, serão os principais temas do Seminário Cobertura Vegetal e Proteção dos Recursos Hídricos na Serra da Mantiqueira, que acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto, em Itanhandu. O evento será realizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Verde (CBH-Verde), Prefeitura de Itanhandu e Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (Unincor), com o apoio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

ITANHAUNDU (10/08/05) – Os recursos naturais da região da Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas, e a necessidade de estancar os desmatamentos da área, serão os principais temas do Seminário Cobertura Vegetal e Proteção dos Recursos Hídricos na Serra da Mantiqueira, que acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto, em Itanhandu. O evento será realizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Verde (CBH-Verde), Prefeitura de Itanhandu e Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (Unincor), com o apoio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

Durante o seminário, representantes de instituições públicas e privadas, ambientalistas, pesquisadores, estudantes, membros de CBHs e comunidade em geral irão participar de palestras, mesas-redondas e debates, com especialistas, entre eles, o ambientalista Hugo Werneck, uma das lideranças ambientais mais expressivas de Minas.

A Serra da Mantiqueira é por excelência uma área produtora de recursos hídricos. Nela encontram-se as melhores águas minerais do país, como as de São Lourenço, Cambuquira, Lambari e Caxambu. Os recursos naturais da região, entretanto, estão ameaçados em função dos contínuos desmatamentos provocados, para a implantação de culturas e pastagens.

O presidente do CBH-Verde, Mário Dantas, diz que além de debater sobre os problemas relacionados à cobertura vegetal da Serra da Mantiqueira e à proteção das águas da bacia, os 300 participantes irão discutir e propor ações visando o uso adequado de todos os recursos naturais, para que as atividades econômicas na região sejam desenvolvidas de forma sustentável. “Ao final, será elaborado um relatório com as conclusões e sugestões para a implementação de ações”, afirma.

Cobertura Vegetal e proteção de recursos hídricos

Há mais de dois séculos, os recursos naturais da Serra da Mantiqueira sofrem ações impactantes, o que foi intensificado nos últimos 50 anos, devido ao aumento da população e da conseqüente demanda por áreas para agricultura, pecuária e atividades industriais. “O Sul de Minas tem apenas cerca de 14% de sua superfície coberta por mata primária, mata ciliar ou por reflorestamentos, principalmente por Eucalipto”, informa Mário Dantas.

Os desmatamentos já atingem as matas de topo, a vegetação das encostas, as matas ciliares e o entorno das nascentes, que são áreas de proteção ambiental. Mário Dantas, alerta que a preservação da vegetação é fundamental para manter o ciclo hidrológico e dar sustentabilidade ao desenvolvimento socioeconômico.

A cobertura vegetal permite a captação e a infiltração da água no solo, alimentando o lençol freático. Também protege o solo contra a radiação solar e o impacto das chuvas, evitando, assim, a erosão. “Ao proteger a vegetação, estamos protegendo os cursos d’água e impedindo o assoreamento dos seus leitos”, conclui Mário Dantas.

Inscrições

As inscrições para o Seminário Cobertura Vegetal e Proteção dos Recursos Hídricos na Serra da Mantiqueira são gratuitas. Os interessados devem entrar em contato com o CBH Verde pelo telefone (35) 3239-1227 ou pelos e-mails cbhverde@unincor.br ou dantas25@uol.com.br. A organização do evento confirmará a inscrição posteriormente.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato