17h02min - 20 de Novembro de 2012 Atualizado em 13h23min - 29 de Junho de 2013

Seminário marca a ampliação do Projeto Professor da Família para mais de 20 mil alunos

Iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Educação estará presente em 86 escolas, de 43 municípios, no próximo ano

A partir de 2013, o Projeto Professor da Família, coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), será ampliado. Para orientar os educadores que atuarão na iniciativa, teve início, nesta terça-feira (20), o 2º Seminário do Projeto Professor da Família, realizado em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com o ganho de escala, o projeto, que antes atendia a 4.581 alunos do ensino médio, passará a atender, a aproximadamente, 22 mil estudantes, de 43 municípios mineiros. O Seminário será realizado até a próxima quinta-feira (22).

Na abertura do seminário, a secretária-adjunta de Educação, Sueli Pires, lembrou aos 443 educadores presentes o universo amplo e complexo com o qual lida a educação.Dentro dessa perspectiva, ela destacou ainda que a ampliação do Projeto Professor da Família vai oportunizar o direito à educação, não só ao jovem em fase escolar, mas também aos pais. “Mais de 4.500 alunos tiveram essa alternativa para suas trajetórias de vida. Porém, o projeto também nos permite estender a educação para as muitas famílias que, ao contrário de nós, não tiveram essa oportunidade”, ressaltou.

O seminário também vai realizar o treinamento e avaliação dos educadores que já atuam no projeto.O Projeto Professor da Família apoia o envolvimento dos familiares nas questões educacionais dos filhos que cursam o ensino médio. O trabalho, realizado a partir de visitas domiciliares e produção de relatórios, tem como meta a redução dos índices de evasão escolar, do baixo rendimento escolar e elevação da escolaridade.

“Com as visitas que realizamos, nós procuramos entender a realidade de vida dos nossos alunos. Conversamos com os pais perguntando se eles também têm o interesse de começar ou retomar os seus estudos. Dos jovens, nós procuramos saber se desejam fazer um curso técnico ou superior, após o ensino médio. Assim conhecemos o que se passa com as famílias, o que ajuda as escolas nos trabalhos com os alunos”, explica a agente educacional Lurdes Silva. Ela atua há seis meses no acompanhamento da Escola Estadual Alcebíades Nunes, em Santo Antônio do Itambé, município que integra a Estrada Real e está localizado na região Central de Minas.

Na Alcebíades Nunes, o projeto realiza o acompanhamento de 200 alunos e suas famílias. A iniciativa começou a ser desenvolvida na escola há seis meses. “O projeto tem boa aceitação. Hoje nos tornamos colegas de muitas famílias e vários pais retornaram à escola para a Educação de Jovens e Adultos. Na última semana, a nossa escola fez uma semana de literatura com alunos pais e foi um sucesso”, comentou a agente educacional, Stela Santos.

Elevação da escolaridade

Na manhã de abertura do seminário, os participantes também assistiram a apresentações de outros projetos desenvolvidos pelo Governo de Minas que atuam na elevação da escolaridade. São eles: Banco Travessia, Travessia Nota 10, Com Licença Vou à Luta e Travessia Renda. Todos eles integram o Programa Travessia. A iniciativa busca promover a inclusão social e econômica da população exposta a condições de vulnerabilidade social a partir da articulação de políticas públicas.

Avanços na primeira etapa

O Projeto Professor da Família teve início em 2011, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Em 2012, a partir de um grupo de transição, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o projeto passou a ser gerenciado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). Nesses dois primeiros anos, o Professor da Família realizou o atendimento de 4.581 alunos, de 25 escolas estaduais, localizadas em 12 municípios.

Visitas domiciliares

Na parte prática, o Professor da Família conta com a figura do Agente Educacional, que é responsável pelas visitas domiciliares aos alunos e famílias. Ele elabora relatórios e orienta essa comunidade escolar sobre o uso da biblioteca, incentivando os hábitos de leitura e o início ou retorno da família aos estudos.

O coordenador local tem entre suas atribuições orientar os agentes educacionais em suas visitas domiciliares de acompanhamento, organizar métodos alternativos de estudos para os alunos e estabelecer relação com os diretores, a supervisão escolar, as Superintendências Regionais de Ensino e a SEE.

A sede da SEE conta com um coordenador institucional que atua na orientação do plano de ação do projeto. Em cada superintendência envolvida também existe um analista educacional e um inspetor escolar atuando no acompanhamento das atividades desenvolvidas na escola.