Minas por Região
Gestão

20h28min - 03 de Junho de 2011 Atualizado em 02h51min - 01 de Julho de 2013

Seplag contribui para facilitar atuação das secretarias

BELO HORIZONTE (03/06/11) - A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental, lançou, nesta sexta-feira (3), no auditório JK, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, o Plano de Desenvolvimento das Assessorias de Gestão Estratégica e Inovação (Ageis). São essas assessorias, presentes em 22 secretarias, que dão suporte aos secretários de Estado no desenrolar das ações de suas pastas. Elas têm a finalidade de contribuir para que todo o governo cumpra as metas propostas e alcance os resultados esperados.

Para a subsecretária de Gestão Estratégia Governamental, Adriane Ricieri Brito, “o momento é de construção e os desafios são muitos, uma vez que cada secretaria tem suas particularidades”.

Cooperação

Para garantir que essas assessorias contribuam de forma efetiva na elaboração da estratégia governamental, a Seplag traçou um plano de desenvolvimento que visa capacitar os assessores em questões como contratos, compras do governo, Acordo de Resultados, Gestão em Redes, entre outros temas diretamente relacionados à administração pública.

Para tanto, já estão agendados cursos com disciplinas básicas, de apoio e gerenciais em parceria com a Fundação João Pinheiro. Os cursos terão início ainda neste mês.

A Seplag programou, ainda, um Fórum das Ageis, com seminários e encontros de coordenadores para troca de experiências no desenvolvimento e compartilhamento de informações e de soluções apresentadas.

Estado em Rede

O lançamento das Ageis, no auditório JK, teve ainda a participação do diretor do Instituto Publix, Humberto Martins, que falou sobre gestão em redes. Segundo Martins, que é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, as redes, presentes, hoje, nas instituições públicas, privadas e sociais, são uma nova forma de organização.

O especialista analisa que essa ferramenta é fundamental na busca de soluções para questões específicas ou gerais. “O mundo, hoje, é plural; não dá para pensar isoladamente. Tudo está conectado”. Ele ressalta, no entanto, que a forma de modelar e gerir essas redes ainda é experimental.

O evento terminou com a apresentação da superintendente Central de Coordenação Geral, Silvia Listgarten, que falou sobre o modelo de Estado em Redes – Gestão para a Cidadania, terceira etapa do choque de gestão do Governo de Minas, que visa o fortalecimento da participação da sociedade civil organizada nas decisões sobre as prioridades da ação governamental.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato