18h42min - 06 de Dezembro de 2010 Atualizado em 20h51min - 27 de Junho de 2013

Seplag promove fórum de Planejamento, Gestão e Finanças

BELO HORIZONTE (06/12/10) - Com o objetivo de manter um canal de interlocução entre os órgãos e entidades governamentais, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realizou, nesta segunda-feira (6), o 33º Fórum de Superintendentes de Planejamento, Gestão e Finanças (SPGF) do Governo de Minas. O encontro reuniu, no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), 67 servidores do Governo de Minas para discutir temas envolvendo as atividades meio de gestão, planejamento, orçamento e finanças.

O Fórum levantou avanços e questões críticas da área como forma de consolidar experiências e fomentar o planejamento de ações futuras. Para isso, os dirigentes dessas áreas entregaram aos representantes dos órgãos centrais do Governo de Minas um relatório da análise situacional da área com propostas futuras. O documento foi produzido por meio de questionário respondido por 62 órgãos do Governo do Estado e de sete fóruns técnicos que tiveram a participação de servidores indicados de cada área pelos superintendentes de Planejamento, Gestão e Finanças. O fórum vai utilizar essa análise situacional para promover suas próximas ações, sempre de forma integrada e participativa com as instituições.

Outro ponto discutido e aprovado foi a criação do Fórum de SPGF on-line, um ambiente virtual para troca e difusão de informações entre os representantes de cada unidade de planejamento, gestão e finanças, complementando os fóruns de discussão presenciais.

O encontro foi aberto pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, que afirmou que o relatório da análise situacional é o ponto de partida para uma avaliação criteriosa dos avanços e limites do governo e que ele objetiva estabelecer o foco do trabalho dos órgãos centrais, como a Seplag, a Auditoria-Geral do Estado e a Prodemge, entre outros.