Minas por Região
Agricultura

16h52min - 28 de Outubro de 2009 Atualizado em 22h18min - 30 de Junho de 2013

Serro sedia Concurso de Qualidade do Queijo Minas Artesanal

BELO HORIZONTE (28/10/09) - O 24° Concurso de Qualidade do Queijo Minas Artesanal do Serro acontece na próxima sexta-feira (30), às 14 horas, no Salão Multiuso do Museu do Queijo do Serro. Os produtores da região, com queijos cadastrados no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), podem realizar as inscrições até quinta-feira (29), às 17 horas, na Cooperativa dos Produtores Rurais da cidade.

Os concorrentes devem apresentar um queijo maturado que passará por avaliação da banca julgadora, composta por técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e de outros órgãos. Serão critérios de avaliação características como acabamento, cor, textura, granulometria da massa e paladar. Os cinco primeiros classificados estarão aptos a concorrer no concurso estadual, previsto para o dia 21 de novembro, em Uberaba. O concurso estadual vai escolher entre as quatro regiões produtoras do estado, Araxá, Serro, Canastra e Cerrado, o melhor queijo minas artesanal.

O município do Serro é o único da região a ter um entreposto privado para venda e revenda do queijo minas cadastrado no IMA. Atualmente, a região possui cerca de mil produtores e tem 59 queijos com o cadastro do órgão mineiro responsável pela inspeção sanitária no estado, segundo o extensionista da Emater-MG, Moisés Antônio Barbosa. De acordo com o técnico, a empresa mineira de extensão rural atua junto aos produtores por meio do Programa Queijo Minas Artesanal, oferecendo capacitação em boas técnicas de fabricação e na assistência técnica aos participantes do programa.

O produtor Jorge Brandão Simões, um dos produtores de queijo minas do Serro elogia a atuação da Emater-MG. “O trabalho da Emater é indispensável. É uma grande parceira nessa alavancada do queijo na região”, diz. Brandão, primeiro produtor da região a ter o produto cadastrado no IMA, afirma que produz diariamente 30 unidades. “Toda a produção é repassada à Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro”, conta. Segundo ele, sua família produz queijo há mais de 50 anos e a receita vem passando por gerações.

Palestra e Degustação

No Concurso de Qualidade do Queijo Minas Artesanal do Serro está prevista uma palestra, ministrada por representante do Instituto Patrimonial Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sobre a cultura de produção do queijo minas artesanal. Haverá também uma degustação de pratos típicos, produzidos com o queijo minas.

Tradição mineira

O queijo minas artesanal é fabricado desde a época do Brasil Colônia, sendo uma das principais atividades da agroindústria familiar mineira. Para ser caracterizado como queijo minas artesanal, o processo de produção deve seguir normas definidas na Lei estadual nº 14.185 de 2002, como ser fabricado a partir do leite cru, com o uso do pingo e de certas técnicas de maturação.

O Programa de Melhoria da Qualidade do Queijo Minas Artesanal busca resgatar a tradição do consumo e produção do queijo artesanal. As quatro regiões produtoras abrangem 46 municípios e quase nove mil produtores que produzem mais de 33 toneladas de queijo por ano. Em 2008, o modo artesanal de fabricação do queijo em Minas gerais ganhou o status de bem imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Serviço

24° Concurso de Qualidade do Queijo Minas Artesanal do Serro

Local: Salão Multiuso do Museu do Queijo do Serro, na rua Luiz Advincula Reis, nº 22

Data: 30/10/09

Horário: 14 horas

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato