Social | Trabalho / Social

18h12min - 22 de Novembro de 2012 Atualizado em 16h01min - 30 de Junho de 2013

Servas entrega 19º Centro Solidário de Educação Infantil do Estado, em Uberlândia

Cada unidade do centro tem dois berçários, sala de leitura, brinquedoteca, salas de atividades divididas por faixa etária, refeitório, parque infantil, entre outros espaços

O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) entregou, nesta quinta-feira (22), a 19ª unidade do Centro Solidário de Educação Infantil, obra que oferece infraestrutura de qualidade para o atendimento em horário integral de crianças até 6 anos, em vários municípios.

A presidente do Servas, Andrea Neves, explicou que “este é um exemplo concreto de uma grande parceria que estamos construindo em todo o Estado. É um programa que se baseia na confiança e na força transformadora das parcerias, sempre com apoio das prefeituras, do Governo do Estado e de empresários, que ajudam solidariamente na construção desse espaço e modelo de educação”. A presidente define os Centros Solidários como “instrumentos de garantia e proteção dos direitos da criança, projetados para motivar e criar oportunidades para o desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, respeitando suas necessidades e interesses”.

A unidade de Uberlândia foi construída em uma área de 2.700 m² disponibilizada pela prefeitura, no Bairro Palmares II. A administração municipal também garantiu infraestrutura e pessoal para o funcionamento do centro. A obra, entregue em 12 meses e realizada com recursos financeiros doados pela MRV Engenharia ao Servas para uso imediato, tem todos os ambientes equipados.

O prefeito Odelmo Leão ressaltou a importante a interação com o setor privado. “Esta é uma iniciativa que deu certo e tem que continuar”, disse.

“O Centro Solidário é um instrumento social. Toda a estrutura é possível considerando a solidariedade, com destaque para a parceria entre iniciativa privada, poder público municipal e estadual”, avaliou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares.

“É um orgulho para MRV participar deste projeto”, disse o presidente da MRV Engenharia, Rubens Menin, ao entregar a obra em Uberlândia. “Esta é uma obra muito bonita, feita com carinho especial”, destacou Menin.

Com o objetivo de apoiar os municípios, oferecendo atendimento de qualidade às famílias, desde 2006, o Servas tem construído unidades em várias regiões do Estado, com recursos próprios, captados no âmbito do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), com o apoio de prefeituras e empresas parceiras.

O projeto arquitetônico, desenvolvido voluntariamente pela empresa Dávila Arquitetura, de Belo Horizonte, atende as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente e a legislação vigente. Cada unidade tem dois berçários, sala de leitura, brinquedoteca, salas de atividades divididas por faixa etária, refeitório e parque infantil na área externa de lazer, entre outros espaços. São mais de 700 m², totalmente equipados com mobiliário, brinquedos, livros, jogos, utensílios, computadores e equipamentos eletroeletrônicos. As crianças recebem uniformes – camiseta, calça, bermuda, agasalho e mochila – e os profissionais que vão trabalhar no centro recebem camisetas e aventais.

Os profissionais que atuarão em Uberlândia, entre educadores infantis e pessoal de apoio, foram capacitados em Belo Horizonte, integralmente com recursos do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). A capacitação ofereceu qualificação específica para o exercício de atividades pedagógicas e administrativas no atendimento a crianças que serão recebidas na unidade.

Outros 18 Centros Solidários estão em funcionamento em Felixlândia; Jequitinhonha; Pedro Leopoldo; São João del-Rei; Salinas; Bocaiúva; Campos Gerais; Caratinga; Itamarandiba; Governador Valadares; Ribeirão das Neves; Teófilo Otoni; Ibirité; Conselheiro Pena; Além Paraíba; Araçuaí; Porteirinha e Taiobeiras.

A construção dos Centros Solidários de Educação Infantil tem apoio técnico e institucional do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedca); da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e do Ministério Público Estadual.